quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Curtas de Ivoti

Calorão

O calor escaldante desta semana, o maior registrado nas últimas quatro décadas, tem mostrado seus efeitos também em Ivoti. Nesta quinta-feira, o Hospital São José esteve com 71% dos leitos ocupados e, de acordo com a administração da casa de saúde, um dos principais fatores pra isso é o calor. Grande parte dos casos é de viroses e de queda de pressão.

Trânsito

Um leitor desta coluna sugeriu que chamássemos a atenção do Departamento de Trânsito da Prefeitura para um problema verificado na ligação das ruas Albino Kern e Osvaldo Cruz, próximo ao Curtume Fritsch. Os veículos que sobem pela Osvaldo Cruz e entram na Albino Kern (até pelas características da pista) fazem a curva muito aberta o que pode ocasionar uma colisão com quem segue em sentido contrário. O leitor lembra que o problema tende a se agravar com o início do ano letivo, pois muitos se utilizam destas vias para ir e vir até o IEI.

Solução

Estive no local nesta quinta-feira, para conferir a informação. Constatei que a preocupação do leitor é pertinente e vejo duas formas de resolver o problema (talvez as duas mediadas juntas sejam o mais apropriado): seria necessário abrir um pouco mais a rua, bem na curva, e, principalmente, colocar tachões (tartarugas) dividindo a pista. Tenho certeza que o pessoal da Prefeitura, dando uma olhada no local, vai encontrar uma solução.

Sequestros

Os sequestros relâmpagos passam a ser motivo de preocupação no município. Na madrugada desta quinta-feira, mais um caso foi registrado em Ivoti. Dois homens encapuzados e armados com pistolas invadiram uma residência, permanecendo lá por cerca de uma hora, e levaram um carro e outros objetos. No início de janeiro, outra família de Ivoti passou por situação parecida em Nova Tramandaí.

S. C. Ivoti

Está terminando a semana e ainda não tivemos novidades sobre as mudanças propostas ao S. C. Ivoti. Até a tarde desta quinta-feira, a diretoria do clube não tinha recebido o pré-contrato que estabelece parceria para formação de atletas nas categorias de base, com a possibilidade de formar uma equipe profissional para disputar o Gauchão.

Aprendendo

O verdadeiro valor do conhecimento que adquirimos está em repassá-lo aos outros. Por isso agradeço ao leitor Fernando Williges, que fez a seguinte observação sobre comentário desta coluna: “Li o Diário no dia de hoje (04/02) e apenas para contribuir informo que para Mestrado o Mestrando faz ‘Dissertação’, para Doutorado o Doutorando faz ‘Tese’.” Eu escrevi que o secretário da Educação havia se afastado do cargo para elaboração de sua Tese de Mestrado. Na verdade ele fez Dissertação.

Rápidas

* Na segunda-feira iniciam as matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Ildo Meneghetti.

* Transferido para este sábado, o lançamento oficial da campanha Verão Premiado – Liquida Tchê.

* A Sociedade Teuto-brasileira de Bolão União, em Nova Vila, realizará seu Baile de Kerb com a Banda Choppão, no sábado.

* Também na Teuto-brasileira, segunda-feira, acontece Baile de Kerb da Terceira Idade, com a Banda Bons Tempos.

* A prefeita Maria de Lourdes reassume a Prefeitura na próxima quarta-feira. Até lá, o vice, Édio Klein, responde pelo Executivo.

* A Câmara de Vereadores segue em recesso até o próximo dia 16.

Visite o site do Jornal O Diário
Visite o Blog da Paróquia de Todos os Santos

Nenhum comentário: