terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Curtas de Ivoti

Número de vereadores

O Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional que permite que muitos municípios brasileiros aumentem o número de vereadores. Ivoti poderia passar de nove para 11, mas um projeto já tramita na Casa estabelecendo que não haja mudanças.

Economia

Do ponto de vista econômico, acho que foi acertada a iniciativa dos vereadores Beto e Milton Mayer apresentando o projeto. Mais dois vereadores implicaria em mais gastos para o Legislativo, a começar pela remuneração destes, até a necessidade de ampliação do espaço físico da Casa. A sala de reuniões da Câmara é acanhada e não comportaria mais gente.

Representatividade

Se olharmos pelo prisma da representatividade (Peço que os radicalmente contra aumentar as cadeiras legislativas, leiam este e o próximo tópico antes de me crucificarem.), ter mais dois vereadores seria importante para contemplar mais setores da sociedade.

Utopia

Da forma como fazemos democracia neste país, sou totalmente contra a ideia de elevar o número de vereadores em Ivoti ou qualquer outro município. Sei que meu pensamento é utópico, mas a política deveria mudar, a partir da menor célula, que é justamente o município. Talvez não seja o caso de Ivoti, mas de modo geral, ser vereador, nesse modelo que temos, é defender interesses próprios ou de setores privilegiados. O ideal seria termos, dependendo da população do município, 50, 100 pessoas discutindo e legislando para o bem comum. Mas isso teria que ser feito como se faz no clube de futebol da vila, sem custos para os cofres públicos, por amor a causa. A profissão “político” não deveria existir.

Av. Capivara

Quando fiz menção à morosidade na reabertura da av. Capivara, fechada desde novembro em função de estragos causados pelas chuvas, não relacionei a isso a empresa que está realizando a obra. Sabe-se que o trabalho é demorado e precisa ser bem executado. O que me incomoda é essa mendicância a que somos submetidos quando precisamos de recursos. O dinheiro sai daqui, vai para o Estado e para a União, depois é uma penitência para resolver coisas urgentes como é o caso da av. Capivara.

Recuperação

Mas nem tudo são espinhos... Tão logo esteja pronta a galeria pluvial da av. Capivara, toda a via, desde a av. Presidente Lucena, até Lindolfo Collor, deverá ser recuperada, com nova camada de asfalto. A solicitação de recursos, já aprovada, foi encaminhada pelo deputado João Fischer, o Fixinha.

Feira Agroecológica

Nesta quarta-feira tem Feira Agroecológica na Praça Emancipação, das 14 às 19 horas. Lá serão comercializados verduras, vinhos, geléias, bolachas integrais, tofu, broto, pães integrais e roscas, mel, mudas de chás, vassouras, lanches e conservas.

Dia da Mulher

A Secretaria da Saúde e Assistência Social já está trabalhando na organização das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Será uma semana de eventos sob o tema “Mulher: cuidando de quem sempre cuida da gente” e a proposta é envolver cerca de mil moradoras de Ivoti.

Visite o site do Jornal O Diário

Nenhum comentário: