sábado, 17 de dezembro de 2011

Qual seu papel neste mundo


Durante esta semana, aqui neste espaço, buscamos refletir sobre a nossa relação com o Criador. Enfatizamos que Advento não significa período de compra de presentes e sim fase de preparação para a vinda de Jesus. Refletimos, também, sobre como nos preparar para esse acontecimento e o que temos feito com os dons que Deus nos deu.

O trecho do Evangelho de Mateus (25: 31-46) recomendado para este sábado, 17 de dezembro, mostra muito claramente o que Deus espera de todas as suas criaturas. Ele deseja que cuidemos deste planeta onde vivemos e que tenhamos um comprometimento social muito mais efetivo, uma preocupação verdadeira com o bem comum.

Nos dias atuais, a falta de reflexão sobre nossa função neste mundo leva as pessoas a fugirem de suas responsabilidades com o próximo. Temos que ter bem claro em nossas mentes que o Jesus que festejamos no Natal não está apenas naqueles presépios, muitas vez ricos e iluminados, que espalhamos em lugares aprazíveis. Ele está naqueles lugares que, via de regra, desprezamos.

Leia o texto recomendado e tire suas próprias conclusões. O Calendário Litúrgico da IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil também recomenda para este sábado as leituras do Salmo 55 ou 138, 139: 1-17 (18-23), Zacarias 8: 9-17 e Apocalipse 6: 1-17.

E se você acha que não sabe como orar, a sugestão é usar a oração recomendada para o 4º Domingo do Advento, que encontra-se no Livro de Oração Comum da IEAB: “Ó Deus Onipotente, purifica a nossa consciência com a tua visitação diária, para que o teu Filho Jesus Cristo, na sua vinda em glória, encontre em nós a morada preparada para Si; o qual vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Nenhum comentário: