terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os santos inocentes


O Calendário Litúrgico da Igreja Cristã lembra nesta quarta-feira, 28 de dezembro, os Santos Inocentes. Lembra, leitor, que o nascimento de Jesus representou uma séria ameaça às autoridades da época, que exploravam o povo. Sem encontrar esse Rei e Salvador, Herodes mandou matar todos os meninos da mesma idade de Jesus.

Nos dias atuais, quantos inocentes morrem ou não tem acesso à vida plena pelos atos herodianos que cometemos? Fechamos o vidro do carro com medo do menino que poderá nos importunar na sinaleira, mas não nos rebelamos contra a má gestão do dinheiro público. Reclamamos do comportamento das crianças, porém nos calamos diante do achatamento dos salários dos professores e da falta de investimentos na Educação. Poderíamos citar ainda outros tantos casos, como a violência contra as crianças, o trabalho infantil, etc.

Leia os textos bíblicos recomendados para o Dia dos Santos Inocentes e reflita sobre sua atitude diante de tudo que “mata” as nossas crianças. As leituras são Salmo 124; Jeremias 31: 15-17; Apocalipse 21: 1-7; e Mateus 2: 13-18.

Em suas orações, use a Coleta do Dia: “Lembramos diante de Ti, ó Deus, o extermínio dos santos inocentes de Belém pelo rei Herodes. Recebe, nos braços de tua misericórdia, todas as vítimas que sofrem inocentes, e, pelo teu grande poder, anula os intentos dos tiranos e estabelece o teu domínio de justiça, amor e paz. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém."

Nenhum comentário: