quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como se preparar para o Natal

As parábolas contadas por Jesus eram de fácil compreensão na sua época, pois ele falava sobre coisas do dia a dia do povo. Lâmpadas de óleo, atualmente, são desconhecidas. E é justamente sobre as virgens e suas lâmpadas que trata o Evangelho (Mateus 25:1-13) recomendado para esta quinta-feira, 15 de dezembro.

Mesmo referindo-se a hábitos e costumes que não alcançaram o nosso tempo, a parábola do noivo e as dez virgens nos chama à reflexão nestes últimos dias da quadra do Advento. Como nos primórdios do cristianismo, a prudência e o bom senso continuam sendo fundamentais para que não sejamos surpreendidos. Por isso, muito cuidado para não se distrair na caminhada com coisas que não nos fazem crescer. Como dissemos no comentário de ontem, os apelos mundanos são muitos, mas não podemos deixar que eles sufoquem e substituam o sentido do Advento.

Usemos a mesma oração recomendada para o 4º Domingo do Advento, que encontra-se no Livro de Oração Comum da IEAB - Igreja Anglicana do Brasil:

“Ó Deus Onipotente, purifica a nossa consciência com a tua visitação diária, para que o teu Filho Jesus Cristo, na sua vinda em glória, encontre em nós a morada preparada para Si; o qual vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

O Calendário Litúrgico da IEAB também recomenda para esta quinta-feira as leituras do Salmo 50 ou (59, 60) 33; Zacarias 4: 1-14 e Apocalipse 4: 9-5:5.

Nenhum comentário: