quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Para sermos felizes no Natal...


Os apelos da mídia e o consumismo desenfreado dos dias atuais têm sufocado ou substituído o sentido do Advento. Algumas mensagens natalinas ainda fazem referência ao nascimento (vinda) de Jesus, mas o recado principal é que precisamos comprar.

Não importa como vamos pagar depois. Para sermos felizes no Natal, temos que adquirir coisas novas, mesmo que não sejam de primeira necessidade. É uma época, inclusive, em que dívidas antigas são facilmente refinanciadas para que as pessoas recuperem seu crédito e possam voltar a comprar. Depois, lá por março, abril, bate o pavor, pois já não será uma conta a pagar, mas duas. As dificuldades aumentam, a desesperança aumenta, a fé diminui.

Se você é cristão deve saber o sentindo do Advento e do Natal. Papai Noel não faz parte do ensinamento de Jesus Cristo, embora dar e receber presentes seja algo prazeroso. Então, como comportar-se nessas ocasiões?

Vale dar uma boa conferida no trecho do Evangelho (Mateus 24: 45-51) recomendado para esta quarta-feira da 3ª semana do Advento. Aliás, todo o capítulo 24 de Mateus recomenda que sejamos coerentes com nossa condição de cristãos e prontos para a vinda do Senhor.

Depois da leitura e reflexão, se você tiver vontade de rever os seus conceitos sobre o sentido do Natal, poderá auxiliar-se com a oração do 4º Domingo do Advento, que encontra-se no Livro de Oração Comum da IEAB - Igreja Anglicana do Brasil:

“Ó Deus Onipotente, purifica a nossa consciência com a tua visitação diária, para que o teu Filho Jesus Cristo, na sua vinda em glória, encontre em nós a morada preparada para Si; o qual vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

O Calendário Litúrgico da IEAB também recomenda para esta quarta-feira as leituras do Salmo 119: 49-72 ou 49, (53); Zacarias 3: 1-10 e Apocalipse 4: 1-8.

Nenhum comentário: