domingo, 18 de dezembro de 2011

Como aceitar e assimilar certas coisas


Para Deus nada é impossível. Nós, humanos, é que temos grandes limitações, inclusive para aceitar e assimilar certas coisas.

O trecho do Evangelho recomendado para este 4º Domingo do Advento (Lucas 1: 26-38) narra a escolha por Maria para ser a mãe de Jesus. Quando a moça questionou aquela possibilidade, o anjo lembrou que para Deus nada é impossível.

Se Deus é onipotente e nós somos seus filhos, por que temos tantas dificuldades limitações? Atrevo-me a dizer que talvez isso ocorra pela forma equivocada de escolhermos as prioridades no nosso “fazer”. Jesus, em seus ensinamentos, demonstra sempre uma grande preocupação com o bem-estar de toda a humanidade. “...que todos tenham vida e vida em abundância.”.

C. S. Lewis, em seu livro “O Problema do Sofrimento” afirma que “nem mesmo a Onipotência poderia criar uma sociedade de almas livres sem ao mesmo tempo criar uma natureza inexorável e relativamente independente. A liberdade de uma criatura deve significar liberdade de escolha e escolha implica na existência de coisas a serem escolhidas. Se estivéssemos num mundo que variasse conforme os caprichos do Criador, não haveria o exercício do livre-arbítrio.”

Entendo que o problema principal não está no livre-arbítrio, mas sim nas escolhas que fazemos. Se Maria tivesse fechado os ouvidos para o anjo Gabriel para curtir a vida, certamente teria perdido a oportunidade de viver tão próximo de Deus.

E você, tem usado bem o seu livre-arbítrio? No próximo domingo estaremos comemorando o Natal. Lembre-se: a festa é para Jesus. Leia o texto recomendado e faça uma boa reflexão. O Calendário Litúrgico da IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil também recomenda para este domingo as leituras do Salmo 132 ou 132: 8-16, II Samuel 7:4, 8-16 e Romanos 16: 25-27.

A oração recomendada para o 4º Domingo do Advento, no Livro de Oração Comum da IEAB:

“Ó Deus Onipotente, purifica a nossa consciência com a tua visitação diária, para que o teu Filho Jesus Cristo, na sua vinda em glória, encontre em nós a morada preparada para Si; o qual vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Nenhum comentário: