terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Crer para compreender


Você tem dificuldade em aceitar a hipótese de Deus se tornar Homem e habitar entre nós? Eu respeito! Você não acredita na existência de um Deus? Também respeito! Você é do tipo que quer compreender as coisas que acontecem ao seu redor? Também sou assim!

Exercito meu raciocínio, afinal nós humanos somos dotados de inteligência, e procuro explicação para todas as coisas passíveis dela. Discordo de muitas teorias sobre Deus e sobre religião. Mas também respeito a tese de Santo Agostinho que diz que em algumas circunstâncias é preciso crer para compreender.

Entendo que muito mais importante que a questão histórica é a mensagem de Jesus Cristo. Ele pregou o amor. Amor próprio, amor pelos que nos amam e amor pelos que nos odeia. A possibilidade de amar quem nos faz ou deseja o mal parece absurda, mas a prática desse sentimento é fundamental “para que todos tenham vida, e vida em abundância”.

Quando falo em amar os “inimigos”, não falo em um comportamento hipócrita, de fachada. Amar é buscar soluções para os problemas meus, dos meus amigos e de todos aqueles que muitas vezes aponto como os que entravam o meu progresso (Esse entrave passa pela corrupção, violência, repressão, racismo, etc.) Obviamente, é difícil praticar o amor pregado por Jesus Cristo. Aí, eu recomendo a tese de Agostinho. Creia e compreenderás como isso é possível. Crendo no poder de Deus, leia e reflita sobre os textos bíblicos recomendados para esta terça-feira, 20 de dezembro. As leituras são Salmo 66, 67 ou 116, 117; I Samuel 2: 1b-10; Tito 2: 1-10; e Lucas 1: 26-38.

Nenhum comentário: