quinta-feira, 12 de junho de 2014

Queremos o Hexa, queremos o coletivo

Como a maioria esmagadora dos brasileiros, sou apaixonado por futebol e esta é a 13ª Copa do Mundo que acompanho. De 1966, quando fracassamos na Inglaterra, até aqui, muita coisa mudou em termos de tecnologia. Houve avanços incríveis. Passamos do rádio valvulado às transmissões por cabos de fibra óptica, que nos oferece uma imagem perfeita. Lembro que 48 anos atrás, tudo era tão distante. Hoje é tudo tão próximo, tenho até amigos que estarão lá dentro dos estádios, trabalhando. Quanta coisa mudou!
O que infelizmente parece não ter mudado é o oba oba, alimentado por muitos setores da grande Imprensa. Em 66, o Brasil seria Tri na terra da Rainha, pois já havíamos vencido duas copas seguidas e tínhamos o Pelé. Os mais antigos lembram o que aconteceu: apagaram o nosso craque e não tivemos forças para dar a volta por cima. Foi a segunda pior campanha que tivemos na história das copas.
Vejo hoje uma situação muito semelhante, ou talvez mais preocupante do que a de 1966, embora a Copa do Mundo ocorra em solo brasileiro. Só o que se ouve falar é que a nossa seleção é Neymar e mais dez. Até nas entrevistas do técnico Felipão ele tem direito a se meter e dar palpites. E me assusta, também, que dentro de campo ele, o Neymar, pensa que pode resolver tudo sozinho. Quem assistiu o último amistoso do Brasil sem a paixão cega de muitos, deve ter visto o jogo da mesma forma que eu vi. O cara buscava a bola lá na intermediária brasileira e levava, sem olhar para os companheiros, até perder. Nos salvamos de um empate por um lance isolado, sem a participação do próprio Neymar.

Tomara que eu esteja errado e que o Brasil apresente um futebol competitivo e coletivo. Afinal, todos nós, 200 milhões de brasileiros, somos apaixonados por futebol e queremos levantar a taça mais uma vez. As broncas com os mandos e desmandos, com os desvios de recursos e tantas outras mazelas que foram apontadas nesses anos todos de preparação (ou seria despreparação?) para o evento, ficam para depois. Agora é hora de torcer pelo Hexa.

Nenhum comentário: