quinta-feira, 25 de março de 2010

Preocupante

De três a quatro casos de violência contra a mulher chegam ao Fórum por semana. Esta é apenas uma das tantas preocupações da juíza Célia Cristina Veras Perotto, titular da Comarca de Ivoti. Ela esteve na Câmara de Vereadores na noite de terça-feira e falou sobre a Lei Maria da Penha e a sua aplicação por aqui.

Álcool

Não é só com o volante que o álcool não combina. Ele também afeta a estrutura de muitas famílias. A juíza destacou que os casos de violência contra a mulher são elevados e que o consumo de bebidas alcoólicas é bastante evidente. E se isso não bastasse, a Comarca, como a esmagadora maioria no país, não dispõe de juizado especializado para tratar toda a família e não apenas o agressor.

Gatos pingados

Pela relevância do tema e pela abordagem clara e comprometida com o bem comum, lamenta-se que o pronunciamento da juíza tenha sido ouvido por meia dúzia de gatos pingados. Toda a comunidade ivotiense teria muito a aprender e refletir com o que disse a juíza.

Sensibilidade

Sai da Câmara de Vereadores preocupado com o que ouvi da juíza, desde o problema do alcoolismo, passando pelas dificuldades estruturais do Judiciário, até a desestruturação das famílias. Mas também sai bastante impressionado com a sensibilidade desta jovem juíza. Promover a justiça não é tarefa fácil e ela sabe que precisamos tratar a sociedade como um todo.

Denunciar

Se chegam três ou quatro casos por semana ao Fórum, quantas são a mulheres que sofrem todo tipo de violência nos três municípios da Comarca? Pois sabemos que muita coisa fica sufocada em casa. Aí nos deparamos com crianças perturbadas, agressivas, sem controle. É o reflexo da violência doméstica. Tem razão a juíza quando incentiva que as mulheres denunciem sempre que se sentirem ameaçadas.

Concorrida

A sessão da Câmara foi concorrida. Além da juíza, estiveram presentes a secretária de Saúde, apresentando o relatório do 4º trimestre de 2009; moradores dos bairros 25 de Julho e Farroupilha, reclamando da poluição; e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, falando sobre a proposta de reajuste salarial.

Saúde

A secretária Maristela Cássia Peixoto da Silva, depois de apresentar os números do quadrimestre, ressaltou que é grande a quantidade de pessoas que marcam consultas e não comparecem. Somente no mês de fevereiro, 212 consultas deixaram de ser realizadas porque os pacientes não compareceram e não se deram o trabalho de ligar para a Secretaria de Saúde.

Poluição

Moradores dos bairros Farroupilha e São José buscam de apoio para solucionar o problema de poluição. Eles reclamam de uma beneficiadora de couros que estaria queimando produtos prejudiciais à saúde. O presidente da Câmara, vereador Alcido Ratzinger, informou que a Secretaria da Saúde deu prazo de 30 dias para que a empresa resolva o caso.

Funcionalismo

A última manifestação da noite foi do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Marcos Rafael Schossler. Abril é o mês de reposição salarial do funcionalismo e a entidade já se mobiliza para ter suas reivindicações atendidas.


Visite o site do Jornal O Diário

Nenhum comentário: