quinta-feira, 18 de março de 2010

Curtas de Ivoti

Laticínios Ivoti

Em janeiro do ano passado, a Unileite fechou as suas portas e interrompeu uma trajetória de 60 anos da Laticínios Ivoti . Uma perda significativa, principalmente para aqueles que viram o município crescer junto com a empresa que levava o nome do município à vários rincões do Rio Grande. Faço esse comentário por saber que muitos ivotienses sentiram uma ponta de tristeza e nostalgia nesta terça-feira ao verem a rua São Leopoldo em meia pista para que máquinas e equipamentos fossem retirados do prédio.

Informática

Começam nesta quarta-feira, as aulas do Projeto Terceira Idade na Informática, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Ivoti. Seis grupos foram formados e terão encontros no Telecentro, ao lado do Ginásio Municipal 20 de Setembro.

Básico

A coordenadora do Projeto Terceira Idade na Informática, Denise Bier Saueressig, comemora a criação de mais dois grupos neste ano e conta que a proposta é ensinar o básico como acessar o e-mail, visitar sites, escrever textos, pesquisar assuntos diversos.

Círculo

Também nesta quarta-feira, às 19 horas, na Escola 25 de Julho, acontece o 1º Círculo de Debates promovido pela Escola de Pais do Brasil. Pais, avós, tios, professores e todos os interessados na promoção da educação de crianças e adolescentes terão um espaço próprio para debate.

Educação

A Secretaria da Educação, que apóia o Círculo de Debates e Cultura, informa que ocorrerão oito encontros. Informações pelo fone 3563-6788 ou pelo email semec@ivoti.rs.gov.br. Cada encontro terá uma técnica de dinâmica de grupo diferente, que facilita o debate, a reflexão e a interiorização dos temas abordados.

Cooperativa

Uma cooperativa está sendo criada no município, para incentivar a produção orgânica, agroindustrial, de óleos essenciais e para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. O vice-prefeito e diretor de Agricultura, Edio Klein, e o engenheiro agrônomo Fabio Sato estão organizando a parte burocrática para a oficialização da entidade.

Internet

Além de organizar a venda conjunta e aumentar o mercado a ser atendido, a cooperativa deverá atender pela internet. A intenção é possuir de 30 a 40 fundadores. O grupo está estudando o nome que será dado à entidade e a formação da diretoria.

Comunicação Visual

O Instituto de Educação Ivoti (IEI) está com inscrições abertas para o curso técnico em Comunicação Visual. A formação capacita o aluno a realizar o planejamento e a criação de design de produtos em editoras, gráficas e agências de publicidade. Com carga horária 900 horas, o curso tem duração média de dois anos e meio e inicia no segundo semestre de 2010.

Feira na Praça

Nesta quarta tem Feira Agroecológica na Praça Emancipação, das 14 às 19 horas. Informações pelo one 3563-6788 ou pelo email agricultura@ivoti.rs.gov.br.

Cidade Nova

A Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova promove festa domingo, com almoço e animação da Banda Perfil.

Nenhum comentário: