sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Previsões para 2012
Todo final de ano se ouve previsões sobre os próximos 365 dias (2012 é bissexto, logo, 366). “Será um ano de muitas dificuldades.”, “O país continuará crescendo.”, “Seu time será campeão.”, e por ai vão os prognósticos. Algumas pessoas passam a virada do ano na beira do mar para pular as sete ondinhas e fazer seus pedidos. Outros fazem a simpatia das sementes e poucos são os que não se preocupam com a cor da roupa para a virada. Também não faltam aqueles que bebem todas para “espantar” tudo que não deu certo no ano que finda.
Sei que não cabe a mim julgar o que você deve ou não fazer, mas lembre-se que tudo que acontecer ou deixar de acontecer em sua vida no próximo ano terá muito a ver com a sua atitude. Se você beber demais na virada do ano, arque com as consequências no dia seguinte. Se pulares as ondinhas e depois não pulares ou contornares os obstáculos que surgirão ao longo do ano, não chegarás a lugar algum. Com simpatias, superstições e crenças, ou não, tenha atitudes positivas nos 366 dias de 2012. Respeite-se e respeite os outros, pois isso poderá ajudar muito para que as boas previsões se confirmem.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Transformando água em vinho
Já disse isso em outros artigos neste blog: Jesus não é mágico. Logo, precisamos ter cuidado e respeito ao falarmos sobre os milagres que ele praticou. A preocupação maior de Jesus não era transformar as pessoas em um toque de mágica. Deus tem poder para isso, mas ele quer que as pessoas transformem as suas vidas.
Vários milagres atribuídos a Jesus são bem conhecidos até mesmo por quem não tem o hábito de ler a Bíblia. Quem nunca ouviu falar da transformação de água em vinho e da multiplicação dos peixes? Mas, insisto! Jesus não veio a este mundo para ser lembrado como um grande exibicionista. Os milagres eram necessários para mostrar que ele era o próprio Deus.
Tão importante quanto transformar água em vinho é estender a mão aos necessitados, é não se conformar com as injustiças praticadas a nossa volta. Jesus não fazia, e não faz, distinção entre as pessoas. E a sua maior preocupação era que nos amássemos uns aos outros como ele nos amou.
Leia e reflita sobre os textos bíblicos recomendados para esta quinta-feira, 29 de dezembro. Salmo 18:1-20 ou 18:21-50; II Samuel 23:13-17b; II João 1-13; e João 2:1-11.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Balanço de 2011
O ano de 2011 ficará na minha memória entre os mais marcantes que vivi. De alguns anos não temos qualquer referência, outros nunca esquecemos. Este que está terminando, certamente, lembrarei sempre. Muitos anos me marcaram pelas desistências, 2011 foi marcado pelas tomadas de decisões.
Nesta vida, precisamos programar, fazer planos, mesmo que muitos nunca se concretizem. Pois na virada de 2010 para 2011 (Até registrei isso em uma postagem neste blog), decidi que viveria mais feliz. E a vida nos ensina que não adianta ter vontade, é preciso atitude. Assim, corri atrás do que me faz feliz. Obviamente, cometi alguns equívocos, mas os acertos foram em número muito maior.
Algumas decisões implicam em perdas de privilégios, em mudança de hábitos. Isso, às vezes, nos trava, emperra a caminhada. Outras decisões nos expõem a certas fragilidades que nos marcaram ao longo dos anos e aí o desafio é ainda maior. Mas cabe a mim decidir sobre minhas prioridades, independente do que os outros pensem a respeito.
Termino 2011 muito feliz. Estou novamente ao lado dos meus filhos e da mulher que amo. Perdi um emprego que me ocupava “24 horas por dia” (Sinto falta de amigos queridos que conquistei ao logo dos sete anos que trabalhei em Ivoti.), mas ganhei tempo para ler um pouco mais, para refletir sobre a vida e para buscar novos desafios.
Agora, peço a Deus que ilumine meus pensamentos para que eu possa dar continuidade a alguns projetos importantes que iniciei em 2011 e que eu tome boas decisões para 2012.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Os santos inocentes
O Calendário Litúrgico da Igreja Cristã lembra nesta quarta-feira, 28 de dezembro, os Santos Inocentes. Lembra, leitor, que o nascimento de Jesus representou uma séria ameaça às autoridades da época, que exploravam o povo. Sem encontrar esse Rei e Salvador, Herodes mandou matar todos os meninos da mesma idade de Jesus.
Nos dias atuais, quantos inocentes morrem ou não tem acesso à vida plena pelos atos herodianos que cometemos? Fechamos o vidro do carro com medo do menino que poderá nos importunar na sinaleira, mas não nos rebelamos contra a má gestão do dinheiro público. Reclamamos do comportamento das crianças, porém nos calamos diante do achatamento dos salários dos professores e da falta de investimentos na Educação. Poderíamos citar ainda outros tantos casos, como a violência contra as crianças, o trabalho infantil, etc.
Leia os textos bíblicos recomendados para o Dia dos Santos Inocentes e reflita sobre sua atitude diante de tudo que “mata” as nossas crianças. As leituras são Salmo 124; Jeremias 31: 15-17; Apocalipse 21: 1-7; e Mateus 2: 13-18.
Em suas orações, use a Coleta do Dia: “Lembramos diante de Ti, ó Deus, o extermínio dos santos inocentes de Belém pelo rei Herodes. Recebe, nos braços de tua misericórdia, todas as vítimas que sofrem inocentes, e, pelo teu grande poder, anula os intentos dos tiranos e estabelece o teu domínio de justiça, amor e paz. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém."
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
O primeiro mártir
O 26 de dezembro, na Igreja Cristã, é lembrado como o Dia de Santo Estevão, o primeiro mártir do cristianismo. Estevão acusava as autoridades de sua época de manipuladores do Templo para legitimar um estado que oprimia o povo (Como acontece até os dias atuais). Diante do sumo sacerdote, Estevão defendeu o projeto de Deus, uma aliança com o povo “para construir a história em direção à vida e à liberdade”. Pela sua coragem, São Lucas define Estevão como modelo para os cristãos.
Você quer saber mais sobre Estevão? Leia Atos dos Apóstolos, capítulos 6 e 7. As leituras bíblicas recomendadas para o Dia de São Estevão são o Salmo 31 ou 31: 1-5; Jeremias 26: 1-9, 12-15; Atos 6: 8-7:2a, 51c-60; e Mateus 23: 34-39.
domingo, 25 de dezembro de 2011
As sobras do Natal
Com o estômago ainda pesado pelos exageros da noite de sábado e deste domingo, faço um primeiro balanço do Natal. Dei e ganhei presentes, deixei de lado minha (pouca) preocupação com o colesterol e o triglicerídeos, comi além da conta, como sempre faço nessas ocasiões. Naturalmente sem apetite na refeição da noite deste domingo, pensei na variedade de alimentos que tivemos na ceia e no almoço de Natal e no quanto sobrou daquela fartura toda.
A sua comemoração, meu caro leitor, certamente teve, no mínimo, esses pontos em comum com a minha. Agora, eu lhe pergunto: Além da indisposição pelos excessos e dos alimentos que acabarão se estragando na sua geladeira, o que sobrou da comemoração natalina?
Assim como o colesterol, o triglicerídeos e a hipertensão, seus sentimentos também precisam ser tratados. Se você se sente vazio neste momento, significa que faltou assimilar o verdadeiro sentido do Natal. Procure tratamento adequado; é barato, indolor e eficaz.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Feliz Natal a todos os amigos
Passamos a semana chamando a atenção para o verdadeiro significado do Natal. Na segunda-feira, falamos sobre o estresse provocado pelo consumismo desenfreado. Na terça, lembramos das dificuldades que temos em aceitar e entender certas coisas. Depois salientamos que os valores de Deus nem sempre são os nossos valores. Ressaltamos também que muitas vezes não assumimos compromissos com o Criador. E, finalmente, na sexta-feira, destacamos que ainda há tempo, independente do que fizemos até aqui, para nos voltarmos um pouco mais para Deus.
Hoje é véspera de Natal. Com mesa farta, ou com falta à mesa, os cristãos comemoram o Natal. Lembre-se que a vida é uma dádiva divina. Rico ou pobre, comemore com alegria o aniversário de Jesus. Lembre-se, também, que os tesouros que acumularmos aqui terão valor passageiro. O que se leva dessa vida é o amor que partilhamos.
Feliz Natal a todos os amigos que lêem esse blog. Busquem a felicidade e a alegria fazendo com que outros vivam melhor. É isso que Deus espera de cada um de nós.
As leituras recomendadas para este sábado, 24 de dezembro, são Salmo 45, 46; Baruque 4: 36-59; Gálatas 3: 23-4: 7; e Mateus 1: 18-25.
Assinar:
Postagens (Atom)