quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Recomeço em Estância Velha


Curtas de Estância Velha do Jornal O Diário da Encosta da Serra

Recomeço
Embora tenha vencido as eleições em 7 de outubro passado, o segundo semestre de 2012 não foi fácil para o prefeito Waldir Dilkin e sua equipe a frente do Executivo Municipal. Além das dificuldades naturais para administrar um município em constante crescimento populacional, como é o caso de Estância Velha, ele teve de enfrentar o problema do fechamento das contas. Para não ser pego pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito exonerou vários servidores em cargos de comissão (CCs). E ele explicava, na época, que os gastos estavam crescendo, pois a população cresceu muito, exigindo mais investimentos. Outro problema crucial foi a redução do Fundo de Participação dos Municípios em quase R$ 3,7 milhões para 2012.

Momento novo
A responsabilidade de um prefeito, não importa o tamanho de seu município, é sempre enorme. Se tudo correr às mil maravilhas, ainda assim sempre haverá algum opositor desencavando algo que não saiu cem por cento para tentar manchar a imagem do administrador. O que dizer, então, quando se tem problemas como Estância Velha ainda enfrenta nas áreas da Saúde e da Educação. Talvez aí se explique a emoção e a voz embargada de Waldir em seu discurso de posse, na tarde de terça-feira. Cidadão de bem, preocupado com a sua comunidade, ele sabe que serão mais quatro anos de muito trabalho, muita pressão e muita cobrança. Torço para que todos os empossados na terça-feira estejam imbuídos do mesmo sentimento de respeito e vontade de fazer o melhor pela comunidade estanciense.

Educação e saúde
Engana-se quem pensa que o prefeito Waldir passará os próximos quatro anos somente pensando em manter as contas de Estância Velha em dia. Na Educação, ele já anunciou que pretende implantar atendimento em turno integral, no mínimo, em duas escolas. E na Saúde, melhorar o atendimento é sua meta primeira. Nesse sentido, o Hospital Municipal deverá receber atenção especial.

Bom exemplo
Sempre gostei de falar de coisas boas, mais ainda nesta época de festas e recomeços. Aí me ocorreu que uma iniciativa louvável em Estância Velha, lançada em março do ano passado e que espero seja fortalecida ao logo do ano que ora se inicia, é a parceria da Prefeitura com a Acinplas e Suzuki Recicladora. Trata-se de campanha que tem por objetivo conscientizar a comunidade na preservação do meio ambiente por meio da reciclagem. O projeto consiste na coleta de sacos e sacolas plásticas que são reciclados e transformados em kits com bancos, mesas e floreiras para as escolas.

Nenhum comentário: