quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Testemunha ocular


Curtas de Presidente Lucena do Jornal O Diário da Encosta da Serra

Testemunha ocular
Eu estive presente nas últimas quatro solenidades de posse de prefeitos em Presidente Lucena. Estava lá na Sociedade Soberano, em 1° de janeiro de 2005, quando o reeleito Beto Stoffel anunciou a nominata de seu secretariado com a eloquência de um animador de programa de auditório. Também acompanhei de perto, a nervosa e inexperiente professorinha da Picada Schneider, Denise Staudt, em 1° de janeiro de 2009, assumindo interinamente a Prefeitura, pois a Justiça Eleitoral determinou a realização de eleição suplementar. Quase seis meses depois, mais precisamente no dia 23 de maio, lá estava novamente, na posse de Baltasar Hansen. E, finalmente, na última terça-feira, 1° de janeiro de 2013, presenciei a posse da professora Rejani Stoffel que comandará os destinos de Presidente Lucena até 2016.

Boa de discurso
Fiz o relato acima para dizer que tenho subsídios para opinar sobre o discurso da prefeita recém empossada. Para quem estava fazendo sua estreia na vida pública, Rejani Stoffel se saiu melhor que a encomenda. E não dá para dizer que isso é reflexo do seu marido, Beto Stoffel, sempre espalhafatoso (sem nenhuma depreciação à pessoa do ex-prefeito – é o seu jeito de ser e eu respeito). A prefeita tem intimidade com as palavras, sabe se expressar e até rebateu partes do discurso de Baltasar, com elegância, sem ser agressiva. Isso não garante que teremos uma grande prefeita (só o tempo dirá), mas me deixou otimista.

Oposição forte
Nos seus três anos e meio de mandato, Baltasar Hansen sempre teve minoria na Câmara e enfrentou uma oposição forte. Neste início de mandato, a situação de Rejani não será diferente; além de ter a presidência do Legislativo, a oposição conta com três vereadores reeleitos, ou seja, já acostumados com os trâmites e bastidores da política. Aliás, nos bastidores, já soube que a Câmara, presidida pelo Gilmar Führ, fará grande pressão pra cima da administração. Coisas da política!

Força no Desporto
É inegável e invejável o potencial esportivo (principalmente no futsal) de Presidente Lucena e quero deixar registrada a minha satisfação ao ver meu dileto amigo e colega de vários anos no Jornal O Diário, Ricardo Diefenbach, assumindo do Departamento de Desporto do município. Substituto a altura para Diego Dhein, tenho certeza que o Cado fará um ótimo trabalho. Determinação e criatividade não lhe faltam. Parabéns e sucesso, Mano.

“A prefeita tem intimidade com as palavras, sabe se expressar e até rebateu partes do discurso de Baltasar.”

Nenhum comentário: