sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A professorinha de Picada Schneider


Nas Curtas de Presidente Lucena, no Jornal O Diário desta sexta-feira (4), no tópico “Testemunha ocular”, eu disse: “...acompanhei de perto, a nervosa e inexperiente professorinha da Picada Schneider, Denise Staudt, em 1° de janeiro de 2009, assumindo interinamente a Prefeitura.” Sempre soube que as palavras são perigosas, se usadas inadequadamente. Não foi esse o caso, mas a interpretação do que se escreve também é perigoso. Pois ainda nesta sexta-feira fui questionado sobre o que eu quis dizer com “professorinha” e “inexperiente”. Quanto ao inexperiente, obviamente, se aplica àquele momento, quatro anos atrás, falando de uma pessoa que recém ingressava na vida pública e já ia direto para a função mais importante do município. E por que professorinha?

Denise Vogel Stautd assumiu como prefeita num dia e no outro, bem cedo, eu estava em seu gabinete para uma entrevista especial para o Jornal O Diário. Achei muito interessante a conversa que tivemos, o relato que ela fez de sua vida, e comecei o texto com o seguinte parágrafo:

“Um ano atrás, ou seja, na virada de 2007 para 2008, Denise sequer pensava ser candidata a vereadora, muito menos imaginava a possibilidade de assumir o posto de primeira mandatária de Presidente Lucena. Mas a vida nos reserva surpresas e para a professorinha de vida simples, criada na localidade de Picada Schneider, foi essa: ser prefeita interina do município, sem nunca ter ocupado qualquer cargo eletivo. E, como nunca se assustou com o trabalho, às 7 horas da manhã do dia 2 de janeiro de 2009, lá estava Denise Vogel Staudt despachando no tão cobiçado gabinete do prefeito.  Da janela da sua nova sala, ela pode ver o morro que costumava subir de carroça para trabalhar na roça. Um passado do qual tem orgulho e saudades.”

Esta foi uma matéria prazerosa de escrever, pela história de vida que ela contava, e foi dali que guardei e acoplei o “professorinha” ao nome de Denise. Vale ressaltar que depois disso, várias vezes, também nas curtas do Jornal O Diário (e está tudo registrado aqui neste blog), elogiei o desempenho dela como prefeita interina, como o que segue, do dia 22 de janeiro de 2009:

“A falta de um prefeito definitivo não está afetando o município. A vereadora Denise Raquel Vogel Staudt vem desempenhando ao contento a chefia do Executivo e tudo transcorre dentro da normalidade. (...)”

De qualquer forma, reconheço que ninguém tem obrigação de ler o que eu escrevo e, consequentemente, também não tem obrigação de entender o sentido que eu queira dar às palavras. E para finalizar esse assunto, tenho certeza que Denise se valerá da experiência adquirida como prefeita interina e como vereadora para desenvolver um bom papel na Secretaria da Educação.

Nenhum comentário: