quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trânsito de Ivoti

O principal assunto na Câmara de Vereadores, na sessão de terça-feira, foi o trânsito de Ivoti e os seus problemas. Boa parte dos trabalhos legislativos se concentrou em questionamentos ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Agostinho Simon, e ao arquiteto Ricardo Schiavon que presta assessoria ao setor.

Questionamentos
Todos os vereadores questionaram os representantes do Trânsito, apontaram problemas e cobraram soluções. O ponto nefrálgico do sistema viário do município, neste momento, são os transtornos ocasionados (para moradores e motoristas) com as mudanças ocasionadas a partir da implantação da 3ª pista da rua Tuiuti.

Cobranças
Um grupo de moradores das ruas Pedro Klein Sobrinho e José de Alencar, que se sentem prejudicados desde as alterações do trânsito, acompanharam a sessão da Câmara e também tiveram oportunidade de se manifestar sobre o caso.

Insolúvel
Depois de mais de uma hora de discussão, a conclusão que se chega é que os problemas do trânsito nas imediações das ruas acima mencionadas, não têm solução a curto prazo. Todos concordam que assim não está bom, mas ninguém conseguiu apontar uma solução prática e que pudesse ser aplicada já.

Problema I
Uma melhoria que se fazia necessária, a 3ª pista da rua Tuiuti, que liga o Centro ao bairro Feitoria Nova (Buraco do Diabo), é o que tem gerado a celeuma. Muitos vereadores consideram que faltou planejamento e discussão antes da execução da obra. Os representantes do Departamento de Transito argumentam que foi feito o melhor possível, dentro as disponibilidades de espaço para tal. A principal reclamação está na falta de uma rótula na junção das ruas Tuiuti e José de Alencar, pois, concluída a obra, ficou proibida a conversão à esquerda para quem desce pela Tuiuti. Assim, quem transita pela Av. Presidente Lucena com intenção de descer para a Feitoria Nova precisa entrar pela Pedro Klein Sobrinho e depois pegar a José de Alencar. Quem, por ventura, for até o hospital terá que subir pela José de Alencar e rodar mais quatro ou cinco quarteirões para iniciar a descida.

Problema II
A alteração no trânsito, a principio, parece simples, mas causou transtornos a moradores e comerciantes das imediações. Uma, por que uma travessa pacata, como era a Pedro Klein, passou a receber um fluxo intenso de veículos, inclusive caminhões que por falta de espaço para conversões, têm danificado calçadas, além de tirar o sossego dos moradores com o seu barulho. Outra, por que estabelecimentos comerciais ficaram isolados com a dificuldade de acesso.

Pano pra manga
O assunto vai dar pano pra manga e, o que é pior, é de difícil resolução. Para aqueles que imaginavam que o problema se resolveria com a simples implantação de uma rótula que permitiria o acesso a todas as direções, cabe dizer que para isso a Prefeitura precisaria desapropriar o terreno do antigo traçado da José de Alencar, que foi permutada com o Hospital São José.

Novo encontro
Tuiuti e adjacências são apenas uma ponta dos problemas do trânsito de Ivoti. O presidente da Câmara, vereador Roberto Schneider, com a concordância dos demais pares, comprometeu-se com os moradores reclamantes, que outro encontro será agendado com o pessoal do Departamento de Trânsito para que o assunto não caia no esquecimento.

Nenhum comentário: