quarta-feira, 22 de junho de 2011

Inverno aquecido em Ivoti

A mesma terça-feira que marcou o início do inverno, que se caracteriza pelo frio, pode ser o marco de uma relação “calorosa” do governo municipal com o governo do Estado e até mesmo de uma relação ainda mais estreita do PP, da prefeita Maria de Lourdes Bauermann, com o PSB, dos vereadores Roberto Schneider e Milton Mayer.

Visita ilustre
Obviamente que há outros motivos nobres para tal aproximação, mas é inegável que as lideranças políticas já começam a se articular com vistas ao pleito de 2012. Pois nesta terça-feira, fruto da boa relação entre PSB e PP locais, o vice-governador Beto Grill esteve visitando o município.

Contrastes
Além da recepção calorosa que teve, começando com uma rápida apresentação da Camerata Ivoti, Beto Grill saiu de Ivoti, certamente, bem impressionado com a qualidade do ensino do Instituto de Educação Ivoti e também com a qualidade e esmero na confecção dos produtos da Cachaçaria Weber Haus. Não menos impressionado ele deve ter ficado com as condições da Estrada Geral da Picada 48 Alta. Algo inconcebível. Um carreiro apropriado para os tempos de nossos avós (ou seriam bisavós), transportando seus mantimentos no lombo de burros de carga.

Para o mundo ver
E disse muito bem o representante da Cachaçaria Weber Haus, ao apresentar sua empresa aos visitantes, que a pavimentação da estrada da localidade seria importante não apenas para seu empreendimento, mas para toda a região da Rota Romântica. A estrada da 48 Alta encurtaria a distância entre muitas localidades de Ivoti, e inclusive Presidente Lucena, com a BR-116. Mas Evandro Weber poderia, sim, reivindicar só pensando na sua empresa, que não estaria errado. A marca Weber Haus é conhecida no mundo inteiro e merece um acesso mais adequado aos tempos atuais. E mesmo com a picada de mulas que se tem para chegar lá, no livro de visitas, que nesta terça-feira recebeu a ilustre assinatura do vice-governador do Estado, constam nomes de pessoas de 28 países diferentes. É uma pena que os turistas que passam por ali levem na bagagem, junto com toda a qualidade na nossa cachaça, uma impressão de abandono e descaso com quem não mede esforços para produzir e produzir com qualidade comparável ao que há de melhor no mundo todo.

Saneamento
Aconteceu na segunda-feira, na Assembleia Legislativa, o Seminário Estadual de Saneamento. Durante todo o dia, os participantes do evento receberam informações e orientações sobre como as prefeituras podem acessar os recursos do Governo Federal na área do saneamento. Por determinação da Lei Federal 11.445/07, até 2014, todos os municípios brasileiros deverão ter o seu Plano Municipal de Saneamento. Sem este mecanismo será impossível acessar os verbas federais para o setor.

Tramitando
Em Ivoti, já está tramitando na Câmara o projeto que deverá definir o Plano Municipal de Saneamento. Os vereadores estão estudando a matéria, ouvindo especialistas no assunto, e deverão votar nos próximos dias.

Nenhum comentário: