domingo, 12 de junho de 2011

Homoafetividade

Nesta segunda-feira será oficializada no Cartório de Ivoti a primeira união homoafetiva da região. Amparados em determinação do Supremo Tribunal Federal, Elson Leonel Machado e Edson Antônio Ramilio, que já moram juntos em Porto Alegre, resolveram legalizar sua situação. A união será registrada no município por que Elson trabalha há quatro anos em um salão de beleza local.

Conceito e preconceito
Não há como ignorar o assunto homoafetividade, ou seja, a união entre pessoas do mesmo sexo. E para aqueles que, antes de julgar tal comportamento, preferem refletir sobre isso, recomendo o livro Riqueza do Mundo, da escritora Lya Luft, que dedica um capítulo inteiro ao tema conceito e preconceito. Ela diz que “preconceito e campanhas antipreconceito são o item da moda. Porque tudo é moda, mania, às vezes obsessão passageira. Sempre, também em meus romances e contos, combati preconceito: contra os de pele diferente ou outros olhos, cabelo assim ou assado, baixinhos, gordos, menos inteligentes, com qualquer dificuldade física ou lesão mental, ou jeito de amar. Preconceito é inato no ser humano, nasce do medo do diferente, exige lucidez e esforço para ser vencido.”

Cross e Namorados
Nessa época do ano, naturalmente, muita gente visita Ivoti aos finais de semana, para ver a beleza de nossos jardins e saborear a boa comida típica. Pois neste domingo a visitação foi ainda maior pela realização da etapa do Estadual de Motocross na pista de Picada Feijão e, obviamente, pelo Dia dos Namorados.

Reforço
Na semana passada o Departamento de Trânsito reforçou a sinalização aérea do novo semáforo da Av. Bom Jardim, esquina com a Castro Alves. Uma media acertada, embora o pessoal do Trânsito entendesse não haver necessidade para tal. Se vários motoristas reclamavam que o local ficara perigoso com o novo sinal para conversão à direita, no sentido Br-116/Ivoti, não havia por que não tomar providências.

Meio ambiente
Muitas atividades foram desenvolvidas no município durante a Semana do Meio Ambiente. Ao se falar neste assunto não poderíamos deixar de mencionar o trabalho incansável, não apenas nessa semana, mas todos os dias, da bióloga e professora Ana Cláudia Triches. Com seus alunos das escolas Mathias Schütz e 19 de Outubro, ela teve participação importante nos eventos da semana.

Microempreendedor
Nesta segunda-feira, dia 13, o Sebrae realiza palestra, às 19 horas, no miniauditório da Prefeitura. O tema do encontro é a Lei do Microempreendedor Individual (MEI). Conforme informações da Secretaria da Fazenda, existem 42 MEI’s registradas no município. Além da palestra, no dia 4 de julho, profissionais do Sebrae estarão na Prefeitura auxiliando para a realização do registro das empresas.

Nenhum comentário: