quinta-feira, 24 de maio de 2012

Redução urgente do ICMS

Em audiência pública realizada quarta-feira (23), na Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa, representantes de instituições do setor calçadista pediram socorro para redução do ICMS da indústria calçadista. Estados como Minas Gerais e Santa Catarina reduziram para 3% o ICMS do calçado e São Paulo reduziu para 7% o valor do tributo. Estados do norte e nordeste na prática também têm ICMS reduzido em até 90%, devido aos incentivos que podem se estender até por 20 anos.

Equiparação com outros estados
Segundo o deputado João Fischer (Fixinha, do PP), o setor aguardava a equiparação da redução do ICMS com os demais estados produtores, pois recentemente o governo gaúcho anunciou a redução do tributo da indústria, de 12% para 3% sobre o faturamento incremental das empresas, mas ainda não regulamentou o programa.

Indústria regredindo
O vice-presidente da ACI de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom, Éde Sorgetz, fez um apelo dramático ao governo do Estado. Ele alertou que a indústria calçadista está regredindo no Rio Grande do Sul e que tem informações de que outros estados devem ampliar a redução de tributos no setor. “É preciso ação e de forma rápida e concreta”, advertiu Sorgetz.

Nenhum comentário: