sábado, 12 de maio de 2012

O Espírito da Verdade


Os cristãos primitivos não tinham dúvidas quanto a ação de Deus sobre suas vidas, se deixavam guiar por Ele e cumpriam as suas determinações. A experiência de Felipe com o eunuco, que encontramos em Atos dos Apóstolos 8: 26-40, evidencia essa confiança na ação de Deus sobre a vida do cristão.
Felipe seguiu para o sul sem saber o que deveria fazer, apenas cumpriu a ordem do anjo e desceu de Jerusalém para Gaza. No caminho ele encontrou o eunuco etíope que lia o profeta Isaías, mas não entendia. Novamente, Felipe não questionou a determinação do anjo, aproximou-se do eunuco e ajudou-o a compreender a profecia e, mais, falou-lhe sobre a Boa Nova. Resultado, o eunuco se converteu a Jesus Cristo e mudou sua vida.
 Na primeira carta de São João 3: 14-24, encontramos orientação sobre como devemos agir para sermos merecedores e seguidores de Jesus Cristo. A epístola diz: “E o seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, conforme ele nos mandou”.
E, finalmente, no Evangelho de São João 14: 15-21, nos é revelado de onde virá a força e a orientação para darmos testemunho de nossa fé, como Felipe fez com o eunuco. Jesus nos garante: “Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês.”

As leituras bíblicas recomendadas para este domingo são:
Salmo 66: 1-11
Atos 8: 26-40 ou Deuteronômio 4: 32-40
I João 3: (14-17 18-24 ou Atos 8: 26-40
João 14: 15-21

Nenhum comentário: