quinta-feira, 10 de maio de 2012

Amor mútuo para com todos

O trecho da Primeira Carta aos Tessalonicenses (3: 1-13), recomendada para esta sexta-feira, mostra a preocupação de São Paulo com um pequeno grupo de convertidos ao cristianismo que se formou em Tessalônica quando ele esteve lá. Tessalônica era uma “grande cidade comercial e ponto de encontro para muitos pensadores e pregadores das mais diversas filosofias e religiões” (Bíblia - Edição Pastoral). Para que aquela pequena comunidade não fraquejasse na fé, o apóstolo Paulo enviou Timóteo para a cidade e mais, queria informações sobre eles.

Nos dias atuais, vivemos situações parecidas com o que São Paulo presenciou em Tessalônica. São tantos apelos mundanos, consumistas, ambiciosos e individualistas; o vil metal vale mais que a vida de nossos semelhantes (o próximo). Até mesmo algumas correntes cristãs pregam uma relação vertical com o criador (individualista).

Como o apóstolo Paulo, precisamos estar sempre atentos e intercedendo pelo fortalecimento da fé de nossos irmãos; aqueles que estão próximos e também os que estão distantes. “Que Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus dirijam nosso caminho até vocês. Que o Senhor os faça crescer e aumentar no amor mútuo e para com todos, assim como é o nosso amor para com vocês, a fim de que o coração de vocês permaneça firme e irrepreensível na santidade diante de Deus, nosso Pai” (3: 11-13).

As leituras bíblicas recomendadas para esta sexta-feira são:
Salmo 40, 54 ou 51
Êxodo 34: 18-35
I Tessalonicenses 3: 1-13
Mateus 5: 27-37

Nenhum comentário: