quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bom para toda região

Toda a região deve estar comemorando a inauguração do Anexo 1 do Hospital Municipal de Novo Hamburgo ocorrida nesta quarta-feira. Bem ou mal, é a referências em Saúde para as comunidades do Vale do Sinos e Encosta da Serra. Uma obra que se fazia necessária há, pelo menos, uns 20 anos. Méritos para as duas últimas administrações municipais que, “entre tapas e beijos”, atenderam os clamores da população. Fica a expectativa de que o prefeito Tarcísio Zimmermann, realmente, consiga dar início ainda este ano na construção de mais um anexo.

Mais leitos hospitalares
Aliás, parece que a Saúde em Novo Hamburgo começa a tomar um novo rumo. Além da inauguração do Anexo 1 do Hospital Municipal e a promessa de mais um, sabe-se que os hospitais Regina e Unimed também têm projetos de ampliação de seus espaços físicos. Só falta tomar corpo a proposta da Associação dos Legislativos dos Vales do Sinos e Paranhana ( Alsipa) para a construção de um hospital regional.

A solenidade inaugural
Tão demorada quanto a execução da obra foi a solenidade de inauguração do Anexo 1 do Hospital. E vale salientar que os discursos do secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, e do prefeito nem foram tão extensos. O protocolo do evento não foi feliz ao abrir espaço para três representantes de comunidades religiosas se pronunciarem. Mais adequado para a ocasião seria convidar o Senha (Serviço Ecumênico de Novo Hamburgo) para dirigir um momento de oração.

Elogios do secretário estadual
O pronunciamento do secretário Simoni foi curto, mas ele não deixou de enaltecer o esforço da administração municipal em resolver os problemas da Saúde. Ao dizer que era a terceira vez que veio a Novo Hamburgo inaugurar obras, frisou que sua pasta e, consequentemente, o Estado, continuam parceiros do prefeito Tarcísio na busca constante por melhorias na área.

Vontade e determinação
O prefeito Tarcísio Zimmermann, depois de agradecer a todos que cooperaram e se empenharam para a realização da obra ora inaugurada, admitiu que antes de ser prefeito achava que era necessário vontade política para realizar obras. Hoje ele sabe que é preciso vontade política e determinação, pois a mobilização tem de ser permanente na busca de recursos e parcerias. Disse, também, que os problemas da Saúde não se resolvem apenas com obras; é necessário uma equipe de profissionais qualificados e motivados para o trabalho, referindo-se a um pequeno grupo de servidores que fazia uma manifestação silenciosa (com faixas reivindicando melhores salários).

Dois pesos
Entre as faixas estendidas pelos manifestantes (que usavam nariz de palhaço) uma dizia: “35,9% para os vereadores e 6,5% para quem salva vidas???” . Outra: “Finalmente inaugurado, o prédio novo é lindo, mas não atende sozinho! Estamos em silêncio em respeito aos nossos pacientes!” O prefeito reconheceu o direito dos servidores em se manifestar e assegurou que a questão salarial não está esquecida por sua administração. Para Tarcísio, esta é mais uma dificuldade que precisa ser tratada com seriedade, sem descuidar das limitações de recursos e da questão legal.

Nenhum comentário: