quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bicho-carpinteiro na Câmara de Vereadores

Os mais antigos diriam que alguns vereadores hamburguenses estavam com o bicho-carpinteiro na sessão de terça-feira. Várias vezes o secretário Volnei Campagnoni (PCdoB) teve de interromper a leitura de correspondências e projetos para que o presidente Gilberto Koch (PT) pedisse silêncio. E não era a assistência quem conversava animadamente sobre os mais variados assuntos. Considerando que as acomodações ainda são precárias em função das reformas na Câmara, controlar o volume das conversas secundárias ajudaria bastante.

Alíquota do ISSQN
Apesar da descontração de alguns, a sessão da Câmara teve discussão de assuntos interessantes. Um deles foi a proposta de redução ou acréscimo da alíquota do ISSQN conforme a arrecadação. Defensor desse modelo, o vereador Leonardo Hoff (PP) se baseia em experiência vivida em Canoas, onde houve redução no percentual do imposto e cresceu a arrecadação. O líder do governo na Câmara, Matias Martins (PT) disse que até vê com bons olhos a proposta, mas assegurou que o projeto de Hoff é inconstitucional. A matéria foi rejeitada em primeira votação, por 7 x 4.

Armas de brinquedo
Se depender da vontade do vereador Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), armas de brinquedo deixarão de ser vendidas no comércio local. Projeto de sua autoria foi aprovado em primeiro turno na sessão de terça-feira. Entendo a preocupação do vereador, mas me chama atenção a argumentação em defesa da matéria. Carlinhos enfatizou o perigo de as pessoas serem assaltadas com armas de brinquedo. Acho que precisamos acabar com as armas de verdade, pois se só existissem as de brinquedo, tudo seria mais tranquilo.

Quem fiscalizará?
O vereador Gerson Peteffi (PSDB) indagou o seu colega sobre quem fará a fiscalização para evitar a comercialização. Já o vereador Jesus Maciel (PTB) observou que a proposta poder esbarrar na inconstitucionalidade, pois a fiscalização ficaria a cargo da Prefeitura, o que poderia gerar custos aos cofres públicos. De qualquer forma, esse é um assunto que deve ser discutido em todas as esferas da sociedade.

Nenhum comentário: