terça-feira, 22 de maio de 2012

Nossos conceitos e preconceitos

Você já se deu conta que muitos conceitos e preconceitos que temos são frutos da nossa alienação? Na correria do dia a dia, muitas vezes, mal temos tempo para nos inteirarmos sobre as coisas que acontecem ao nosso redor. Daí, aceitamos e incorporamos opiniões que não representam o nosso pensar e que se chocam com nossos princípios morais e religiosos. Isso chama-se alienação. Deixamos que os outros pensem por nós.
A narrativa do Evangelho recomendado para esta quarta-feira pode até ter uma linguagem figurada, mas mostra (e nos faz refletir) a ação de Jesus justamente no sentido de desalienar as pessoas. Ele afasta os “demônios” que nos assolam para que possamos pensar e agir com discernimento sobre nossas vidas. Em troca disso, Jesus pede que vivamos em paz e harmonia com o nosso próximo.

Continuamos sugerindo que em nossas meditações diárias, esta semana, usemos esta coleta de Pentecostes que diz o seguinte: “Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Textos bíblicos recomendados para esta quarta-feira (23):
Salmo 101, 109: 1-4 (5-19) 20-30 ou 119: 121-144
Isaias 4: 2-6
Efésios 4: 1-16
Mateus 8: 28-34

Nenhum comentário: