quarta-feira, 23 de maio de 2012

Paixão Colorada

Quase líder
Domingo, quando terminaram os jogos, depois daquela boa estreia do time no Brasileirão, Cairo, meu filho mais velho (Graças a Deus, puxou o pai), me disse: “Puts! O Botafogo meteu quatro no São Paulo e nos tirou da liderança.” Claro que isso foi uma brincadeira, o que muitos colorados fizeram e fazem e gremista também fariam se não tivessem arrancado com derrota no São Januário. O que é inegável, e verdadeiro, é que o Brasileirão é uma competição emocionante da primeira até a última rodada e a tabelinha de classificação para o torcedor de qualquer clube participante é como a imagem de Nossa Senhora para os “cawboys” nos rodeios, tem de estar sempre no chapéu.

Essa é a melhor fórmula
Sempre vale ressaltar que essa fórmula do Brasileirão é a melhor possível. Entre os 20 participantes, temos, no mínimo, dez times sempre na briga pelo título, os outros dez brigam para não cair. E ainda temos a disputa pelas vagas à Libertadores e Sul-Americana. Uma beleza! Pena que ainda tenha gente que prefere o formulismo esdrúxulo que permite acontecer o que vimos em Santa Catarina: um mesmo time, campeão do 1º e do 2º turno não foi o campeão catarinense, pois, depois de todo o esforço para mostrar que era o melhor, teve de disputar um triangular com dois retardatários. Isso é como chegar no final da temporada da Fórmula 1 e fazer o Sebastian Vettel (que pode ser tricampeonato este ano) disputar uma prova extra com o Rubinho.

São Januário
Na terça-feira, conversei com a colega Denise Metz, coloradaça que também ocupa o espaço Paixão Colorada no Jornal O Diário, e ela estava deveras aborrecida, pois num daqueles momentos de bobeira (Tipo aquele do Elton contra o Coritiba, perdendo o gol sozinho com o goleiro), escreveu que o time da Azenha perdeu para o Vasco na Vila Belmiro. Obviamente que a Dê sabia que o jogo foi no São Januário, mas o que importa é que eles arrancaram com derrota e já beiram a zona da degola. E para confortar a colega, eu lhe disse: Não te preocupe, eles perderão também na Vila Belmiro (pelo menos, nós nunca ganhamos lá. Hehehe!)

Engenhão
Enquanto o Maracanã não fica pronto, temos que nos acostumar com esses outros estádios. E o Inter, mesmo com um time misto (aliás, este ano nós sempre jogamos com time misto) vai ao Engenhão no sábado disposto a mostrar que tem bala na agulha, contra o Flamengo. Mais três pontos e, aí sim, votamos ao Beira-Rio para, na quarta-feira, consolidar a liderança diante do São Paulo.

Revezamento contra o Inter
Aliás, temos que socar o São Paulo, dentro de campo (obviamente, só dentro de campo), pois foi quem nos tirou, precocemente, da Libertadores. A eliminação foi diante do Fluminense, mas se o Tricolor Paulista não tivesse criado caso com o Oscar, certamente teríamos feito mais na fase de grupos e hoje estaríamos noutra situação. E se não bastasse o São Paulo, agora vem a CBF, e nos tira o próprio Oscar e o Damião, convocados para a Seleção. E de lambuja, os argentinos, sem poder contar com o D’Ale (sempre lesionado), levam o Guiñazu. Não é desculpa, não, mas assim fica difícil. Tá mais do que na hora de termos um calendário de jogos que não atrapalhe tanto.

Contra o vice
Eu nunca duvidei que eles venderiam até a alma castelhana para nos imitar e ter um espaço adequado para a prática do futebol. O estádio não será deles por muito tempo (São imortais e tem todo o tempo para esperar), mas parece que ficará pronto conforme previsto. O que eu não entendo, ou melhor, entendo muito bem, é que querem trazer o vice-campeão da Europa para o jogo inaugural. Tá certo, campeão é muito para eles. Dá até para trazer o vice do Gauchão para a pré-inauguração. Parabéns!

Nenhum comentário: