sábado, 19 de maio de 2012

Crer para compreender

A fé cristã lembra neste domingo a ascensão de Jesus. Em São Marcos 16: 9-15, 19-20, o evangelista conta das dificuldades de todos em acreditar nas aparições de Jesus (depois da ressurreição), primeiro a Maria Madalena, depois aos discípulos.

Se os contemporâneos de Jesus tiveram dúvidas quanto a sua ressurreição e ascensão, é compreensível que nos dias atuais haja ainda mais incredulidade. Vale aqui a recomendação de Santo Agostinho: em determinadas situações é necessário crer para compreender.

Se compreendermos os propósitos de Jesus, que defendia, e ainda defende, a vida plena para todos, fica mais fácil crer que Ele é o Salvador. Crendo, devemos fazer como os discípulos, divulgar a Boa Nova, confiantes na presença constante de Deus em nossas vidas.

Coleta para o 7º Domingo da Páscoa (Domingo depois da Ascensão): “Ó Deus, Rei da glória, que exaltaste o teu único Filho Jesus Cristo com grande triunfo ao teu celeste reino; suplicamos-te que não nos deixes desconsolados, mas nos envies o teu Santo Espírito para nos confortar e conduzir ao alto e santo lugar, onde nosso Senhor Jesus Cristo já nos precedeu, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”  

Textos bíblicos recomendados para este domingo (20):
Salmo 47 ou 110: 1-5
Atos 1: 1-11
Efésios 1: 15-23
Marcos 16: 9-15, 19-20

Nenhum comentário: