segunda-feira, 19 de abril de 2021

Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Campo Bom com inscrições abertas

26ª edição da competição, a segunda de forma on-line, acontecerá no dia 19 de junho

Disputado desde 1987, o Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Campo Bom já se tornou uma referência no Estado. Mas pelo segundo ano seguido, em função da pandemia, a competição será realizada de forma on-line. Nem por isso perde o seu status e o interesse de grande número de enxadristas de várias cidades da região. Aliás, vale ressaltar que o atual campeão na categoria adulto, Ian Fischer Schilling, mora em Paris, na França.

Ao longo dos anos, o Aberto tornou-se o maior evento de xadrez da região, em número de participantes. A 26ª edição do torneio acontecerá no dia 19 de junho e inscrições devem ser encaminhadas para a Secretaria de Educação e Cultura, pelo e-mail: smecesporte@campobom.rs.gov.br, com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nome de usuário no lichess, endereço, celular para contato e escola (escolares podem encaminhar em grupo pelo professor). Os interessados em participar devem fazer seu cadastro de usuário no site: www.lichess.org .

“Com a realização on-line, atingimos o mundo e contamos com inscrições de vários estados e países, inclusive o campeão Schilling já confirmou mais uma vez sua participação. Ele nos acompanha desde 2011, quando foi o vencedor da categoria sub-14”, diz a responsável pelo Setor de Esporte Escolar da Secretaria de Educação e Cultura, Graciela Soares.

O Aberto de Xadrez Cidade de Campo Bom é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com apoio e chancela da Federação Gaúcha de Xadrez. A arbitragem será do árbitro internacional Marcelo Konrath.

A secretária de Educação de Campo Bom, Simone Schneider, destaca o grande número de estudantes locais que participam anualmente da disputa. “Ver o entusiasmo de nossos alunos com esse evento, mesmo que ainda não seja possível voltar a fazê-lo no ginásio, presencial, nos motiva a continuarmos investindo no esporte dentro de nossas escolas”, diz a secretária.

“Incentivar praticas esportivas no ambiente escolar, principalmente jogos como o xadrez, que exige muito raciocínio lógico, favorece o desenvolvimento das crianças, aumenta sua concentração, promovendo a integração e a competição respeitosa e saudável”, observa o prefeito Luciano Orsi.

Foto: Divulgação/PMCB

Nenhum comentário: