quinta-feira, 15 de abril de 2021

Professora de Campo Bom recebe prêmio nacional por boas práticas durante a pandemia

A professora Jéssica Atha Flesch Meregali, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amiguinho, de Campo Bom, foi uma das vencedoras do Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia. A honraria é uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com objetivo de promover a divulgação de boas práticas dos profissionais de Educação Infantil durante o período de educação remota e incentivar esses profissionais a cada dia mais qualificarem seu trabalho junto à comunidade em que se inserem.

“Este prêmio abrange todas as regiões do Brasil e tive o privilégio de mostrar um pouquinho da minha prática diária no período pandêmico. Na primeira etapa delineei uma breve explicação sobre uma das práticas que utilizei no ano de 2020 com minha turma de Pré 2. Depois formulei um projeto especificando a prática inscrita e os objetivos alcançados com a mesma”, conta a professora.

Para Jéssica, trabalhar com Educação Infantil é pensar na criança como um sujeito explorador do mundo de si e do outro, “é pensar na criança como um ser potente que quer realizar explorações e investigações do seu cotidiano a fim de aprender, interagir e principalmente se divertir”.


Em sua caminhada dentro da Educação Infantil de Campo Bom, a professora tem promovido propostas às crianças pensadas por meio de projetos, visando o centro de interesse delas. “Trabalhar com projetos, sendo eles de aprendizagem ou exploratório-científicos, possibilita ampliar horizontes aos nossos pequenos e assim apresentar, por meio de interações e brincadeiras, o mundo que os cerca e que traz a eles tanta curiosidade”, completa a professora.


JOGO DA FAMÍLIA


A proposta inscrita pela professora campo-bonenses foi “Jogo da Família” iniciado em meados de agosto de 2020. Consistia em realizar um jogo com as crianças e suas famílias, por meio de sorteio semanal de atividades relacionadas ao projeto de aprendizagem e também a fim de ampliar e desenvolver as habilidades e competências da faixa etária. Cada criança recebeu um cartaz com nove envelopes com propostas a serem realizadas com as famílias. Toda semana as famílias recebiam um vídeo com um sorteio das propostas a serem realizadas. As propostas eram bem diversificadas, cantar e danças com a família, conversar e registrar momentos da semana, preparar uma receita para mostrar aos colegas, desenhar sua família, modelar sua família, entre outras coisas. Tudo de forma lúdica, divertida e instigante aos pequenos.

Feliz com a sua atividade, tanto quanto com a premiação, Jéssica sabe que pode fazer a diferença na sociedade com pequenos gestos de carinho e afeto, de atenção e doação. Ela usa uma fala de Mário Sergio Cortrella para resumir seu sentimento: “A gente só encanta quando se encanta. Se não estiver encantado com meu objeto de conhecimento, eu não posso encantar o outro".


Ao cumprimentar a professora Jéssica pela conquista do prêmio, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, ressalta a importância desse desprendimento e vontade de compartilhar o trabalho realizado no seu dia a dia com outros profissionais da área. “Ao mostrar para o Brasil inteiro o ótimo resultado alcançado com seus alunos, a profe Jéssica contribuiu com tantos outros educadores que encontraram ali subsídios para as suas aulas neste momento de distanciamento em que temos que nos reinventar para continuar oferecendo qualidade para nossos alunos”, disse a secretária.


O prefeito Luciano Orsi destaca que é motivo de orgulho para a comunidade, em especial para a Administração Municipal, ver servidores se destacando por sua dedicação e amor pelo que faz. “Parabéns, profe Jéssica, por levar o nome de Campo Bom a todo o Brasil. O sucesso do seu trabalho mostra que temos muita qualidade na Educação de Campo Bom, resultado do engajamento de toda a equipe da Secretaria de Educação junto à equipe de profissionais das escolas para oferecer sempre mais e melhor no ensino de nossas crianças e adolescentes”, ressalta o prefeito.










Fotos: PMCB

Nenhum comentário: