sábado, 20 de abril de 2013

Os sãos não precisam de médico

Depois disso, Jesus saiu, e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: "Siga-me". Levi deixou tudo, levantou-se e seguiu a Jesus. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus doutores da Lei murmuravam, e diziam aos discípulos de Jesus: "Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com os pecadores?" Jesus respondeu: "As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento." (Lc 5: 27-32)

Com muita frequência, nos vimos discriminando e segregando aqueles que não pensam como nós. No tempo de Jesus, os publicanos (cobradores de impostos) eram odiados, pois as taxas, como ocorrem nos nossos dias, eram abusivas. E o que Jesus fez? Chamou o publicano Levi para seguí-lo e, pior, sentou-se à mesa com ele e outros publicanos e pecadores.

Sempre é oportuno lembrar que a Boa Notícia não é para uns poucos "merecedores", mas para toda a humanidade, principalmente aos que estão longe da verdade.

As leituras blíblicas recomendadas para este sábado são as seguintes:
Salmo 30, 32 ou 42, 43
Damiel 6: 16-28
II João 1-15
São Lucas 5: 27-39

Nenhum comentário: