domingo, 14 de abril de 2013

Jogue as redes mais uma vez


Os discípulos haviam passado a noite tentando, mas não conseguiram pescar nada. Eles estavam desanimados, cansados e com fome. Seu esforço fora inútil, não lhes trouxe nenhum resultado positivo. Mesmo assim, eles atenderam à recomendação de Jesus e jogaram as redes mais uma vez. Então, o resultado foi uma pesca maravilhosa; quase não conseguiram tirar as redes da água.

Enquanto pescavam por conta própria, não conseguiram pescar peixe algum, mas sob a orientação de Jesus, pegaram muitos peixes. Nas nossas vidas não é diferente; nas nossas comunidades religiosas também não é diferente.

Quando agimos sem estarmos unidos a Jesus Cristo, querendo seguir apenas nossos interesses, sem levar em conta as verdadeiras necessidades do nosso próximo e a vontade de Deus, perdemos o nosso tempo. Não pescamos nada!

Quando aceitamos e reconhecemos a presença de Jesus em nosso meio, por mais difícil que seja a missão, conseguimos resultados satisfatórios.

Confiar em Jesus Cristo é fundamental para as nossas vidas e para as nossas comunidades religiosas. Bom exemplo vimos em Ananias. Ele tinha todos os motivos do mundo para fugir da presença de Deus e não aceitar a perigosa missão que lhe estava sendo confiada. Ananias conhecia a fama de Saulo, temido perseguidor dos cristãos, com poderes para prender todos seguidores de Jesus Cristo que encontrasse pela frente. Ananias acatou a ordem divina e, graças a sua ação, Saulo voltou a enxergar e, mais do que isso, tornou-se Paulo, o grande propagador da Boa Nova.

Quantos Saulos não cruzam o nosso caminho todos os dias?
E quantas vezes Jesus Cristo nos manda jogar as redes mais uma vez e fingimos que não ouvimos?

Como disse o salmista: “cheia está a terra da bondade do Senhor”. Cabe a cada um de nós, que nos dizemos cristãos, atender o chamado do Senhor para que a sua bondade seja conhecida por todos.

As leituras bíblicas recomendadas para este 3° Domingo da Páscoa, 14 de abril, são as seguintes:
Salmo 33 ou 33: 1-11
Atos 9: 1-19a ou Jeremias 32: 36-41
Apocalipse 5: 6-14 ou Atos 9: 1-19a
João 21: 1-14

Nenhum comentário: