sábado, 1 de dezembro de 2012

Seja Feita a Tua Vontade...



Pesquisando em meus arquivos, procurando inspiração para escrever algo sobre o Advento que se inicia neste domingo, 2 de dezembro, encontrei os boletins e devocionais que o saudoso Bispo Prado me repassava semanalmente. Lendo o boletim elaborado para o Primeiro Domingo do Advento de 2009, cheguei a conclusão que seu conteúdo era tão atual e tinha tanto a nos dizer nesse novo Ano Cristão que se inicia agora. Assim, dando graças a Deus por oportunizar que eu tenha convido com Dom Prado, transcrevo aqui partes daquele boletim.
 
Advento I

Seja Feita a Tua Vontade...
“A Igreja é uma extensão da presença de Cristo no espaço e no tempo. Toda oração cristã deve ser oração de Cristo mesmo implicando numa pureza de coração que não possuímos. As orações da Igreja são oração de Cristo, especialmente na liturgia. Aí, são inteiramente oração do Senhor. Qualquer outra oração em que rogamos por algo, envolvendo uma dada situação, estará sujeita a um – SE-.  Na maioria dos casos não sabemos o que Cristo teria orado em tal situação e, por isso dizemos o – SE -, que significa, tanto quanto podemos ver, e saber da vontade de Deus, aquilo que gostaríamos que acontecesse segundo a Sua vontade. Mas o – SE – também significa: expressamos em nossas palavras o desejo de que o melhor aconteça e assim podemos mudar a petição concreta à qualquer outra direção, considerando nossa intenção e o desejo de que a Sua vontade seja feita, mesmo sendo insensatos ao sugerir sobre como deveria ser ela atendida. (Carta aos Romanos 8.26).”
Metropolita Anthony de Sourozh, Creative Prayer, editado por Hugh Wybrew, Darton, Longman and Todd, Londres 1987

Vigiando...
“Ano após ano, o tempo passa silenciosamente. A vinda do Cristo está mais próxima que antes. Ansiemos que por sua vinda à terra nos aproximemos mais também do céu. Irmãos, oremos que Ele nos alcance um coração sincero. Oremos por verdadeira sinceridade. Temos um só trabalho, tomar a Cruz e segui-lo. Em Sua força, decidamo-nos a tanto. Decidamo-nos a não mais nos deixar distrair pelas – sombras da religião -, por palavras, disputas, noções, por altas discussões, por desculpas ou promessas e ameaças do mundo. Oremos para que Ele nos dê o que a Escritura chama de – coração honesto e contrito, - ou – um coração perfeito – e, sem espera, comecemos a obediência com o melhor coração possível. Qualquer obediência será melhor que nenhuma, - qualquer profissão de fé, desconectada da obediência, não passará de pretensão e engano. Qualquer religiosidade que não nos conduza para mais perto de Deus é só coisa do mundo. Devemos buscar Sua face e a obediência é o caminho único. Todos os nossos deveres são obediência. Se cremos nas verdades que Ele nos tem revelado, pautando-nos por seus preceitos, sendo regulares em seus mandamentos e aderindo à Sua Igreja, por que seria mesmo assim, a não ser porque Ele habita em nós? O que Ele espera é por nossa obediência. Segui-lo é aproximar-se dEle. Todo ato de obediência é uma aproximação daquele que não está distante, embora assim pareça, mas próximo, por detrás da cortina visível que O oculta de nós. Ele está por detrás desta moldura material; céus e terra são somente um véu entre Ele e nós; dia virá em que Ele rasgará o véu e se mostrará  nós todos. Então, conforme por Ele esperamos, Ele nos recompensará. Se O esquecemos, Ele não nos reconhecerá; mas – bem-aventurados são os servos a quem o Senhor, quando vier, encontrar vigiando... Ele os fará sentar e os servirá. E se Ele retornar na segunda ou terceira vigia, encontrando-os assim, benditos são eles... – Que esta seja a porção para cada um de nós! É difícil alcançá-la; mas é desgraça fracassar. A vida é breve; a morte é certa; e o mundo vindouro é sempiterno.”
John Henry Newman

Para Rezar
Deus Onipotente, dá-nos a graça de rejeitar as obras das trevas e vestir-nos das armas da luz, durante esta vida mortal, em que teu Filho Jesus Cristo, com grande humildade, veio visitar-nos; a fim de que, no último dia, quando Ele vier em sua gloriosa majestade, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém. LOC, página 111

Mistério do Dia
Tempo para entrar em forma! Não temos como saber o dia em que Cristo retornará. Tudo o que podemos é estar “prontos”, vivendo o tipo de vida que Ele espera de nós. Vindo a nós em nossa culpa, nós O veremos através da culpa, como assustador e temível. Mas se já nos encaminhamos a Ele, poderemos saudá-lo com confiança, esperança e alegria sem limites.

Tema para Casa...
Escreva sobre o seu uso do tempo no dia a dia e na semana. Compare o tempo usado na comunhão com o Pai e o tempo de “lazer” usado... com suas prioridades. Há alguma reorganização ser enfrentada? Esboce uma Regra de Vida. Comece simplesmente onde você está... em termos de solidez e estatura, ou suas fragilidades. Qual seria uma forma mais efetiva de testemunho... agora no tempo santo do Advento do Senhor?

“Se você imagina o Tempo como linha reta pela qual devemos viajar, deve então pensar Deus como a página toda em que tal linha está traçada.”
C. S. Lewis, Mere Christianity, William Collins Sons & Co., 1961, página 143

Nenhum comentário: