quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sessão solene de Presidente Lucena


Curtas de Presidente Lucena do Jornal O Diário da Encosta da Serra

Sessão Solene
Prefeita, vice-prefeita e vereadores eleitos em 7 de outubro último serão empossados às 10 horas da manhã da próxima terça-feira (dia 1°), em Sessão Solene que ocorre no Pavilhão de Festas da Comunidade Católica da Sede. Rejani Maria Würzius Stoffel, que tem como vice Maria Beatris Weber Enzweiler, é a primeira mulher eleita para o cargo máximo no município. Presidente Lucena, entretanto, já esteve sob o comando de outra mulher no início da gestão passada. Denise Vogel Staudt, eleita presidente da Câmara na época, foi prefeita interina durante quatro meses até a eleição suplementar vencida pelo prefeito Baltasar Hansen.

A vitória nas urnas
A vitória de Rejani nas urnas foi apertada, com apenas 23 votos de vantagem (50,54%), mas foi muito significativa, pois Baltasar Hansen concorria à reeleição. Esposa do ex-prefeito Beto Stoffel, a Rejani contou também com sua experiência de 27 anos na área da Educação apresentar uma proposta de ensino com mais qualidade. Outro ponto que pode ter pesado na hora do voto foi o foco dado à Saúde, onde a vice-prefeita deverá atuar.

Promessas de campanha
Além de destacar as necessidades de melhorias na Educação e na Saúde, em sua campanha, Rejani prometeu manter a lei de incentivos a novas empresas, expandindo os auxílios às empresas existentes no município. Prometeu, também, incrementar os incentivos ao setor agrícola, responsável por uma parcela significativa no desenvolvimento de Presidente Lucena. Sua intenção, conforme o discurso de campanha, é fortalecer o setor primário e valorizar os agricultores até para manter jovens no setor.

Renovação na Câmara
A Câmara Municipal de Presidente Lucena, na sua VI legislatura, terá cinco vereadores reeleitos e quatro novos. Os “veteranos” são Marlene Koepsel Backes (atual presidente), Gilmar Führ (o mais votado), Cleiton Trierveiler, Joice Silvinha Froehlich e Roque Adelmo Rambo. As novidades são Arlindo Vogel, Luiz José Spaniol, Pedro Lauri Schmitz e Roque Ferreira Neckel.

Mais econômica
E por falar em vereadores, o Jornal O Diário veiculou, nesta quinta-feira, matéria sobre os gastos com salários nas câmaras da região e, dos 22 municípios pesquisados, Presidente Lucena tem o Legislativo mais econômico. O salário dos vereadores que, por lei, poderia ser de até R$ 4.087,47 é de apenas R$ 719,59. Fica a torcida para que os novos legisladores sigam o exemplo dado até aqui e mantenham essa prática.

“O setor da Saúde ganhará foco nas ações desenvolvidas, com ampliação do horário de atendimento e a pretensão de um posto de saúde 24 horas.” (Rejani Stoffel)

Nenhum comentário: