quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tradição

| Curtas de Ivoti |


Quando eu era criança, lembro que em junho eram comuns as enormes e lindas fogueiras de São João. A meninada se divertia a valer e os adultos aproveitavam para queimar todo tipo de entulho, principalmente pneus velhos. Uma maravilha! Esta é uma tradição muito antiga que hoje, graças à consciência ecológica, começa a perder espaço, assim como espero que caia em desuso a queima de fogos de artifício.

Telefone

Tenho certeza que Zacarias e Isabel não teriam acendido uma fogueira para avisar os parentes do nascimento de João, se existisse o telefone. Logo, precisamos nos ater na essência da tradição, não nos seus periféricos. Tudo que prejudica o meio ambiente deve ser, na medida do possível, evitado.

As festas

Mesmo sem fogueiras, as festas juninas seguem trazendo alegria e aproximando comunidades. Em Ivoti, que eu tenho conhecimento, estão programadas festas nas escolas Concórdia, Ildo Meneghetti, 25 de Julho e Jardim Panorâmico e no Boliche Strike House.

Rótula

A sempre prestativa e competente Sandra Hess, assessora de imprensa da Prefeitura, me informou que não há qualquer equívoco no traçado da rótula da Av. Castro Alves. Nos próximos dias serão colocados os tachões na pista e a devida sinalização.

Sem flores

O Departamento de Trânsito ressalta que a rótula visa facilitar o acesso e minimizar os riscos de quem precisa entrar na rua que leva ao Instituto de Educação Ivoti e à loja e fábrica Dass. Não será colocado canteiro de flores, apenas tachões, justamente para permitir a passagem de carretas.

Vamos aguardar

Como eu não sou dono da verdade, apenas emito minha opinião, vamos aguardar e ver como funcionará a referida rótula. Torço para que o trânsito flua normalmente. Só lamento que não tenhamos ali um canteiro de flores bem bonito.

Para tudo

Lembrando, principalmente para os poucos que não se ligam no futebol, que nesta sexta-feira para tudo (ou quase) em função do jogo do Brasil, às 11 horas, pela Copa do Mundo.

Nenhum comentário: