quarta-feira, 2 de junho de 2010

Óleo vegetal - Curtas de Ivoti

Óleo vegetal

terça-feira, junho 1st, 2010 | Curtas de Ivoti | Comente!

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Fiat apresentaram nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, um projeto que transforma motores a diesel em motores para tratores movidos a óleo vegetal puro. A ideia é desenvolver tecnologia para melhorar o desempenho dos tratores.

Economia

Quando vi a notícia no site da Agência Brasil (www.agenciabrasil.ebc.com.br), lembrei-me dos nossos produtores rurais. O motor utilizando óleo vegetal poderá, inclusive, mover um gerador de energia e a redução nos gastos com combustíveis poderá ser de até 30%.

Menos poluição

Além de baratear os gastos, o uso do óleo vegetal no motor pode reduzir em torno de 20% as emissões de gases poluentes. As pesquisas feitas pelo Inmetro e a Fiat visam garantir que o motor não tenha nenhum problema durante o seu ciclo de vida. Vários tipos de oleaginosas, entre elas o girassol e a soja, poderão ser utilizadas.

Na expectativa

Enquanto os estudiosos desenvolvem suas pesquisas, ficamos no aguardo que essa tecnologia chegue até nós, pois sabe-se que muito projeto é engavetado por que seus resultados vão de encontro aos interesses de grupos que controlam as ações no Brasil e no mundo.

Buraqueira

A grita continua geral pela cidade. Quem pensa que só o asfalto das ruas centrais está esburacado, que dê uma volta pelos bairros para ver como está crítica a situação. Esta semana recebemos a “bronca” de moradores da Av. Perimetral, na Cidade Nova, e da rua da Colina, no Panorâmico.

Brejo

E se não bastassem os buracos, também há muita reclamação pelo brejo nas ruas e terrenos baldios, nos bairros. Sabemos que o tempo não tem cooperado (a chuva atrapalha), mas é preciso organizar uma “força tarefa” para atacar o problema como prioridade.

Restaurantes

O feriado de Corpus Christi altera a rotina de muita gente, mas a maioria dos restaurantes de Ivoti atenderá normalmente nesta quinta-feira. Entre os que estarão abertos podemos citar o Wecker, Xerox, Galzer, Giga Bar (só à la minuta ou lanches), S. C. Ivoti, Visão, Gringo e Espeto na Brasa. Não abrem: Vincent e Quero Quero.

Mocotó

Todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas, na residência de Armindo Fröhlich, tem mocotó. O endereço é rua Pedro Klein Sobrinho, atrás do Posto Shell.

Raízes da Paz

A Companhia de Dança Raízes da Paz conta as horas para receber um grupo do interior da Paraíba nesta quinta-feira, na Sociedade Concórdia. Será um dia de intercâmbio e troca de experiências com a Companhia de Dança Popular Caísca, do Riacho de Santo Antônio, da Paraíba.

Nenhum comentário: