sábado, 13 de dezembro de 2014

Ser ou parecer ser


Os ensinamentos de Jesus estão cheios de advertências sobre os riscos de nos dizermos cristãos, mas não o sermos. “Nem todo aquele que diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
Em Mateus 21: 28-32, recomendado pelo Lecionário Revisado da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) para este sábado que antecede o 3º Domingo do Advento, o Mestre faz mais uma advertência bem clara. Leia o texto e faça a sua autocrítica. Você se inclui entre os que se acham os tais ou entre os que realmente buscam fazer a vontade de Deus?

“O que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi ao mais velho e disse: Filho, vá trabalhar hoje na vinha. O filho respondeu: Não quero, mas depois arrependeu-se e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Esse respondeu: Sim, senhor, eu vou. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: O filho mais velho. Então Jesus lhes disse: Pois eu garanto a vocês: os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vocês no Reino do Céu. Porque João veio até vocês para mostrar o caminho da justiça, e vocês não acreditaram nele. Os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram nele. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram para acreditar nele.”

Para orar:
“Senhor Jesus Cristo que na tua primeira vinda enviaste o precursor para preparar o teu caminho, concede à tua Igreja a graça e o poder para converter muitos ao caminho da justiça, a fim de que, na tua segunda vinda em glória, encontres um povo agradável aos teus olhos, ó Tu, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” (LOC pg 112)

Nenhum comentário: