quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Os valores da sociedade nos dias atuais

“Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com alegria. O que leva chorando a preciosa semente para semear, tornará cantando de alegria, sobraçando grandes feixes.” (Sl 126: 6-7)
As leituras bíblicas recomendadas para esta quinta-feira que precede o 3º Domingo do Advento, do Lecionário Revisado da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), nos chama a uma reflexão profunda sobre o sentido da vida e sobre os valores da sociedade nos dias atuais. Aliás, a Boa Nova nos chama à rejeição desses valores seculares.
Mesmo que não paremos para acompanhar os noticiários diários, não há como ignorar os fatos que nos rodeiam. A violência cresce assustadoramente, crimes banais, comportamentos cada vez mais individualistas. Essa é a nossa triste realidade.
O profeta Habacuque, lá no Antigo Testamento, faz uma séria advertência: “De fato, a riqueza é ilusória, e o ímpio é arrogante e não descansa; ele é voraz como a sepultura e como a morte. Nunca se satisfaz; apanha para si todas as nações e ajunta para si todos os povos.” (Hc 2:5)
Vejamos, ainda, o recado contido na Carta aos Filipenses: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Fl 3:7-11).
Para orar:

“Senhor Jesus Cristo que na tua primeira vinda enviaste o precursor para preparar o teu caminho, concede à tua Igreja a graça e o poder para converter muitos ao caminho da justiça, a fim de que, na tua segunda vinda em glória, encontres um povo agradável aos teus olhos, ó Tu, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” (LOC pg 112)

Nenhum comentário: