terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Deus tenha misericórdia de nós



“Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e sua face resplandeça sobre nós. Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todos os povos a tua salvação.” (Salmo 67:1-2)

Você já parou para pensar por que os salmistas se preocupavam tanto em pedir a misericórdia de Deus?

O povo de Israel, de onde se originou a fé cristã, de modo geral, era “justo diante de Deus, andando irrepreensível em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. E quando Jesus foi questionado sobre qual o mandamento mais importante, lembra o que Ele respondeu? Aliás, você lembra de quantos mandamentos que Deus repassou a Moisés?
Jesus não estabeleceu que um, entre os dez mandamentos, era mais importante. Ele disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:37-40)

Nos dias atuais, a situação não é muito diferente dos tempos dos salmistas. Ou talvez seja ainda pior, pois o povo de Israel conhecia e procurava respeitar os dez mandamentos, hoje muitos criaram um mandamento novo que diz mais ou menos assim: Preocupe-se única e exclusivamente com a sua salvação (entenda-se salvação como prosperidade, riqueza, sucesso). Estabeleceu-se uma fé vertical. Ao invés da cruz usa-se uma escada. O que importa é a minha relação com Deus, não a minha responsabilidade como escolhido de Deus, para levar a Boa Nova da Salvação a todos.
Reflitamos, nesta antevéspera de Natal, se realmente temos cumprido a determinação de Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Se você não conseguimos cumprir essa determinação, oremos como o salmista: “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e sua face resplandeça sobre nós. Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todos os povos a tua salvação.”

Nenhum comentário: