sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Fé não é algo que se possa guardar num armário

“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos.” (Filipenses 3:12-16)

Este trecho da carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, recomendado pelo Lecionário Revisado da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) para esta sexta-feira que antecede o 3º Domingo do Advento, traz uma recomendação bem clara. Fé não é algo cumulativo, que se possa guardar num armário ou cofre para ser usada em momentos de aperto ou dificuldades. Nossa fé precisa ser alimentada, ser regada, ser lapidada, todos os dias. E como se faz isso? Buscando estar na presença de Deus, parando para ouví-lo e, muito importante, colocando em prática o que Ele quer que façamos.
Se alguém tem dificuldade em entender a vontade de Deus para a sua vida, lembre-se do que Jesus Cristo disse quando lhe perguntaram “qual é o grande mandamento na lei?”: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:36-40)

O profeta Habacuque orava assim:

“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.” (Habacuque 3:2)

Nenhum comentário: