quarta-feira, 24 de abril de 2013

No seu próprio olho


“Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho?” (Lc 6: 42)

Jesus ensina por meio de parábolas que muitas vezes trazia sua razão implícita. Com esse modo de falar, além de ensinar as pessoas e fazê-las pensar sobre os fatos, ele mostra que não devemos julgar as atitudes de ninguém. Cada um deve olhar para dentro de si mesmo e corrigir seus próprios erros antes de apontar os erros dos outros.

As leituras bíblicas recomendadas para esta quinta-feira, 25 de abril, são as seguintes:
Salmo 50 ou (59, 60) 114, 115
Sabedoria 5: 9-23
Colossenses 2: 8-23
São Lucas 6: 39-49

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Por uma sociedade mais justa

“Felizes de vocês, os pobres, porque o  Reino de Deus lhes pertence. Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir.” (Lc 6: 20-21)

Jesus proclama uma sociedade justa e fraterna, mas essa sociedade só será justa se distribuirmos melhor as riquezas deste mundo.

As leituras bíblicas recomendadas para esta terça-feira, dia 23 de abril, são as seguintes:
Salmo 45 ou 47,48
Sabedoria 3: 1-9
Colossenses 1: 15-23
Lucas 6: 12-26

domingo, 21 de abril de 2013

Leituras bíblicas para esta segunda-feira

“Feliz o que atende o pobre; o Senhor o livrará no dia da dificuldade.” (Sl 41:1)

As leituras bíblicas recomendadas para esta segunda-feira, 22 de abril, são as seguintes:
Salmo 41, 52 ou 44
Sabedoria 1: 16-2:11, 21-24
Colossenses 1:1-14
São Lucas 6: 1-14

Paixão Colorada: pela paz no futebol


Nada justifica aquela selvageria que se viu lá no Chile, depois do jogo do Grêmio, quinta-feira. Obviamente que o Luxemburgo, irônico que sempre foi, deve ter dado uma esnobada no técnico chileno, mas daí fazer aquele fiasco com invasão de campo e tudo mais, nada a ver. Lamentável que em pleno século 21 ainda se presencie cenas com o essa.
Vale destacar que quando eu disse, na minha última “Paixão Colorada”, que talvez o “Luxa” não desembarcasse em Porto Alegre, não foi prevendo que ele poderia sofrer um linchamento no Chile. Eu tinha certeza que o Grêmio teria muita dificuldade para garantir a classificação, como teve. Mas o que se viu, mais uma vez, foi a garra tricolor prevalecer. Não gosto de dizer isso, mas eles passam a ser sérios candidatos a mais um título da Liberadores. Tudo que aconteceu na primeira fase ajudou para “fechar” o grupo. Situação bem diferente é a do Atlético Mineiro, que fez a melhor campanha na primeira fase e agora pega o São Paulo, outro que deve crescer muito na fase do mata-mata.
E o Inter, na tarde de ontem, foi envolvido pelo bom time do Lajeadense no primeiro tempo do jogo válido pelas quartas de final da Taça Farroupilha. No intervalo, sem substituir nenhum jogador, o técnico Dunga organizou sua equipe e a história foi outra na segunda etapa, uma bela virada por 2 a 1. Méritos do treinador colorado que, mais uma vez, mostrou que tem comando sobre o grupo.

sábado, 20 de abril de 2013

"Minhas ovelhas ouvem minha voz"

"Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço, e elas me seguem." (Jo 10: 27)
Não tem como ser cristão sem seguir a Jesus Cristo. Temos que ter isso bem claro e precisamos, com frequência, fazer uma auto-crítica para sebermos se realmente estamos seguindo ao Senhor ou se apenas usamos o rótulo de cristãos.

Para orar: Ó Deus, cujo Filho Jesus é o Bom Pastor do teu povo; concede que, quando ouvirmos sua voz, reconheçamos Aquele que nos chama cada um pelo nome e o sigamos para onde nos conduz; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santos, um só Deus, agora e sempre. Amém.  (LOC pg 124)

As leituras bíblicas recomendadas para este 4º Domingo da Páscoa, 21 de abril, são as seguintes:
Salmo 110
Númetos 27: 12-23
Atos dos Apóstolos 13: 15-16, 26-33 (34-39)
São João 10: 22-30

Os sãos não precisam de médico

Depois disso, Jesus saiu, e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: "Siga-me". Levi deixou tudo, levantou-se e seguiu a Jesus. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus doutores da Lei murmuravam, e diziam aos discípulos de Jesus: "Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com os pecadores?" Jesus respondeu: "As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento." (Lc 5: 27-32)

Com muita frequência, nos vimos discriminando e segregando aqueles que não pensam como nós. No tempo de Jesus, os publicanos (cobradores de impostos) eram odiados, pois as taxas, como ocorrem nos nossos dias, eram abusivas. E o que Jesus fez? Chamou o publicano Levi para seguí-lo e, pior, sentou-se à mesa com ele e outros publicanos e pecadores.

Sempre é oportuno lembrar que a Boa Notícia não é para uns poucos "merecedores", mas para toda a humanidade, principalmente aos que estão longe da verdade.

As leituras blíblicas recomendadas para este sábado são as seguintes:
Salmo 30, 32 ou 42, 43
Damiel 6: 16-28
II João 1-15
São Lucas 5: 27-39

quinta-feira, 18 de abril de 2013

“Quero que fiques purificado”


“... havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, caiu a seus pés e pediu: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.’ Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero, fique purificado.’ No mesmo instante a lepra o deixou.” (Lc 5: 12-13)

Jesus quer que o leproso seja curado; a sociedade não quer ou, pelo menos, não se esforça para isso. Enquanto Jesus toca no leproso, a sociedade evita todos aqueles que precisam de uma mão amiga. Enquanto Jesus abraça todos que sinceramente se arrependem de seus erros, a sociedade exclui e discrimina. Sempre é bom lembrar que a sociedade somos todos nós.

As leituras bíblicas recomendadas para esta sexta-feira (19) são as seguintes:
Salmo 105: 1-22 ou 105: 23-45
Daniel 6: 1-15
II João 1-13
São Lucas 5: 12-26

quarta-feira, 17 de abril de 2013

“Confia no Senhor e pratica o bem”


“Não te indignes à vista dos malfeitores; nem tenhas inveja dos que praticam maldade. Porque eles breve serão cortados como a relva; e, como a erva verde, murcharão. Confia no Senhor e pratica o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” (Sl 37: 1-3)

Importante o aconselhamento do salmista, e necessário que reflitamos sobre isso. Nos dias atuais, cada vez mais, parece que os malfeitores sempre levam a melhor. Quem nunca ouviu um comentário tipo: “Quem quiser ser honesto demais não consegue progredir nesta vida.”?

Aparentemente, pode parecer que se dá bem quem pratica o mal, mas a riqueza é finita e a necessidade de bens materiais também se acaba logo ali adiante. Portanto, “confia no Senhor e pratica o bem”.

As leituras bíblicas recomendadas para esta quinta-feira, 18 de abril, são as seguintes:
Salmo 37: 1-18 ou 37: 19-42
Daniel 5: 13-30
I João 5: 13-20 (21)
São Lucas 5: 1-11

terça-feira, 16 de abril de 2013

Paixão Colorada: Basta de “secação”

Gremistada, respirai aliviada! Chega de “secação”, estou com pressão alta e não quero ter um “treco” por causa de vocês. Aquela bela jogada do Cris (de voleibol, é claro) e aquela bola que bateu no poste e passou por traz do goleiro Marcelo e não entrou, contra o Novo Hamburgo, domingo, devem ter contribuído para a minha pressão voltar a subir. Se fosse contra o Inter o juiz teria dado dois pênaltis no lance do Cris e a falta no apagar das luzes teria batido nas costas do goleiro e entrado (Quem não lembra o que aconteceu com o Clemer?) É melhor não secar mais. Aliás, acho que nem é necessário, pois o Luxa tá mais perdido que cego em tiroteio e a torcida começou chiar. Acho que ele nem desembarca em Porto Alegre na sexta-feira.

Enquanto isso, o Inter mostrou contra o Juventude que tem bala na agulha, sim senhor. Foi só pegar um time que saiu para o jogo, tentando ataca-lo e não apenas se defender, e o time do Dunga deu o troco. É muito difícil jogar contra times que se retrancam e tentam apenas sair nos contra-ataques, como acontece na maioria das vezes, no Gauchão.
A união do “melhor” jogador da Copa do Mundo de 2010 com o “varzeano” mais temido do Brasil está dando muito certo e não tem defesa que resista. Junte-se a isso o talento do D’Ale e a vitalidade do Fred e haveremos de mostrar que, embora não tenhamos galácticos, vamos brigar por outros títulos em 2013, além do “Ruralito”.

A boa notícia para todos

Sabendo dos milagres que Jesus havia feito, "as multidões o procuravam e não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse: Devo anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus também para as outras cidades, porque para isso é que fui enviado."

A boa notícia não é para uns poucos privilegiados, mas para ser anunciada a todos, indistintamente. Portanto, não temos o direito, sequer, de pensarmos que Jesus é propiedade nossa. (Infelizmente, isso temos visto muito por aí). Se somos seguidores de Jesus Cristo, também temos obrigação de levar a boa notícia para os outros.

As leituras bíblicas recomendadas para esta quarta-feira, dia 17 de abril, são as seguintes:
Salmo 38 ou 119: 25-48
Daniel 5: 1-12
I João 5: 1-12
São Lucas 4: 38-44

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"Em minha sinceridade"

"Julga-me, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade; sem hesitação, no Senhor confio." (Sl 26: 1)

As leituras bíblicas recomendadas para esta terça-feira (16 de abril) são as seguintes:
Salmo 26, 28 ou 36, 39
Daniel 4: 28-37
I João 4: 7-21
São Lucas 4: 31-37

domingo, 14 de abril de 2013

Em ti espero todo o dia


“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos; ensina-me a andar por eles. Guia-me na tua fidelidade e me instrui; porque tu és o Deus de minha salvação; em ti espero todo o dia.” (Sl 25: 4-5)

As leituras bíblicas recomendadas para esta segunda-feira, 15 de abril, são as seguintes:
Salmo 25 ou 9,15
Daniel 4: 19-27
I João 3: 19-4: 6
Lucas 4: 14- 30 

Jogue as redes mais uma vez


Os discípulos haviam passado a noite tentando, mas não conseguiram pescar nada. Eles estavam desanimados, cansados e com fome. Seu esforço fora inútil, não lhes trouxe nenhum resultado positivo. Mesmo assim, eles atenderam à recomendação de Jesus e jogaram as redes mais uma vez. Então, o resultado foi uma pesca maravilhosa; quase não conseguiram tirar as redes da água.

Enquanto pescavam por conta própria, não conseguiram pescar peixe algum, mas sob a orientação de Jesus, pegaram muitos peixes. Nas nossas vidas não é diferente; nas nossas comunidades religiosas também não é diferente.

Quando agimos sem estarmos unidos a Jesus Cristo, querendo seguir apenas nossos interesses, sem levar em conta as verdadeiras necessidades do nosso próximo e a vontade de Deus, perdemos o nosso tempo. Não pescamos nada!

Quando aceitamos e reconhecemos a presença de Jesus em nosso meio, por mais difícil que seja a missão, conseguimos resultados satisfatórios.

Confiar em Jesus Cristo é fundamental para as nossas vidas e para as nossas comunidades religiosas. Bom exemplo vimos em Ananias. Ele tinha todos os motivos do mundo para fugir da presença de Deus e não aceitar a perigosa missão que lhe estava sendo confiada. Ananias conhecia a fama de Saulo, temido perseguidor dos cristãos, com poderes para prender todos seguidores de Jesus Cristo que encontrasse pela frente. Ananias acatou a ordem divina e, graças a sua ação, Saulo voltou a enxergar e, mais do que isso, tornou-se Paulo, o grande propagador da Boa Nova.

Quantos Saulos não cruzam o nosso caminho todos os dias?
E quantas vezes Jesus Cristo nos manda jogar as redes mais uma vez e fingimos que não ouvimos?

Como disse o salmista: “cheia está a terra da bondade do Senhor”. Cabe a cada um de nós, que nos dizemos cristãos, atender o chamado do Senhor para que a sua bondade seja conhecida por todos.

As leituras bíblicas recomendadas para este 3° Domingo da Páscoa, 14 de abril, são as seguintes:
Salmo 33 ou 33: 1-11
Atos 9: 1-19a ou Jeremias 32: 36-41
Apocalipse 5: 6-14 ou Atos 9: 1-19a
João 21: 1-14

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Para vencer as tentações deste mundo


Assim como Jesus suportou as tentações do diabo, conforme São Lucas 4: 1-13, nós também podemos suportá-las. Para conseguirmos isso, é preciso confiar em Deus como Jesus confiou.
Sabe-se que as tentações deste mundo são muitas, mas, confiando em Deus, haveremos de conter a soberba, a ganância, a inveja e tudo o que nos torna maus, desumanos.

As leituras bíblicas recomendadas para este sábado são as seguintes:
Salmo 20, 21: 1-7 (8-13) ou 110: 1-5 (6-7), 116, 117
Daniel 3: 19-30
I João 3: 11-18
São Lucas 4: 1-13

Confiança no Espírito Santo


Os textos do evangelho recomendados nos últimos dias têm enfatizado a promessa de Jesus de que o Espírito Santo estará sempre conosco. No texto de São Lucas, indicado para esta sexta-feira, João Batista, depois de exortar o povo, e até mesmo as autoridades, a mudar de vida, anunciava que ele batizava com água, “mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo.”
Se nos dizemos cristãos e cremos em Jesus Cristo, temos de confiar mais na ação do Espírito Santo. É o Espírito Santo quem nos impulsiona para a necessária propagação da Boa Nova. O mundo está envolto em descrenças, sem valores morais e éticos. Cabe a nós, cristãos, mostrarmos, na prática, que uma vida mais digna, para todos, é possível.

“Tu me fará conhecer o caminho da vida; na tua presença há plenitude de alegria; ao teu lado há perpétuo contentamento.” (Sl 16:11)

As leituras bíblicas recomendadas para esta sexta-feira, 12 de abril, são as seguintes:
Salmo 16, 17 ou 134, 135
Daniel 3: 1-18
I João 3: 1-10
São Lucas 3: 15-22

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Os laços da morte que nos rodeiam


As leituras bíblicas recomendadas para esta quinta-feira, 11 de abril, nos chamam claramente a uma mudança de comportamento e retomada da confiança em Deus e em Jesus Cristo. O salmista fala dos laços de morte que o rodeavam e das tristezas do inferno que o cercavam. Diz, ainda, o salmista, que na angústia clamou ao Senhor e foi ouvido. No Evangelho segundo São Lucas, nos deparamos com o apelo de João Batista para que o povo se arrependa de seus pecados e busque um outro modelo de vida, mais justa, mais digna.
 
Quem de nós, nos dias de hoje, não enfrenta os laços da morte?
Quem não tem tristezas?
Quais são os males que nos afligem atualmente? 

Faça, caro leitor, uma reflexão sobre os perigos que rondam a sua vida.
Os males que enfrentamos hoje vão desde a vida sedentária e os maus hábitos alimentares até a falta de segurança e a corrupção, passando pela ganância, inveja, discriminação e tantas outras coisas, aparentemente, menores.

Identificando os males que nos atormentam, será mais fácil melhorarmos a nossa qualidade de vida e assimilarmos o que João Batista aninciava.

As leituras bíblicas recomendadas para esta quinta-feira (11) são as seguintes:
Salmo 18: 1-20 ou 18: 21-50
Daniel 2: 31-49
I João 2: 18-29
São Lucas 3: 1-14