quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Curtas de Presidente Lucena

Retrospectiva

O ano de 2009 será muito lembrado na recente história de Presidente Lucena. Por isso, resolvi fazer um apanhado dos assuntos mais relevantes que abordamos na coluna nestes 365 dias.

Janeiro

Iniciamos 2009 com a expectativa sobre quem assumiria a Prefeitura. Na sessão de posse dos vereadores, Denise Staudt, debutante no cenário político, foi eleita presidente da Câmara e assumiu como prefeita interina.

Fevereiro

Denise viajou para Brasília e voltou afirmando que o asfalto entre Presidente Lucena e São José do Hortêncio sairia do papel. Era licitada a terceira e última etapa do ginásio de Picada Schneider. O Tribunal Regional Eleitoral confirmava a realização de nova eleição.

Março

O TRE-RS determinou a data da eleição suplementar: 26 de abril. A “União por uma Presidente Lucena cada vez melhor”, formada por PMDB, PTB e PP, confirmou Bea com Lauri Brill de vice. A coligação “Presidente Lucena para todos”, composta pelo PDT, PSDB e PT, manteve Baltasar com Alvino Hanauer de vice.

Abril

Abril foi o mês da campanha. Nos últimos dias começaram a surgir boatos de ameaças a cabos eleitorais, de ambos os lados. E na véspera da eleição, um fato que repercutiu negativamente e até hoje não foi esclarecido: um atentado contra a residência de Baltasar.

Maio

O prefeito eleito e seu vice foram diplomados no início de maio. O período de transição transcorreu sem maiores problemas e no dia 23, aconteceu a transmissão de cargo. Na sessão solene de posse, os pronunciamentos de Baltasar e de Denise seguiram no mesmo rumo: trabalhar pelo bem da coletividade.

Junho

Em junho veio a tona o problema da obra do ginásio de esportes de Picada Schneider. O prefeito Baltasar foi convidado a comparecer na Câmara para falar sobre o caso, pois a construção estava paralisada.

Agosto

O vereador Airtom Weber deixou o cargo de secretário da Saúde e assumiu sua cadeira no Legislativo. O prefeito esteve na Câmara e disse que a construção do ginásio de Picada Schneider tem problemas e pode demorar a ser reiniciada. O transporte escolar também foi assunto em agosto e causou estranheza a resposta do prefeito ao pedido para que a secretária de Educação comparecesse à Câmara para prestar esclarecimentos.

Setembro

Setembro teria passado despercebido, não fosse a viagem de Baltasar a Brasília, sem comunicar à Câmara de Vereadores. A presidente Denise se disse surpresa ao saber que o prefeito havia passado o cargo para o vice.

Outubro

Em outubro, teve início o programa de interiorização da Câmara de Vereadores, com sessão na sede do União, no Morro do Pedro. Este também foi o mês dos retoques finais na organização da Schmierfest.

Novembro

Novembro iniciou com a IX Schmierfest. A Capital Nacional da Schmier Colonial mostrou sua potencialidade, sua cultura e sua hospitalidade. Ainda em novembro, a comunidade lucenense foi duramente atingida pelos temporais.

Dezembro

A Câmara aprovou a LDO para 2010. O total da receita projetada para o próximo ano é de R$ 8,9 milhões. O prefeito Baltasar esteve em Brasília e, mais uma vez, o vice Alvino assumiu a Prefeitura. Foi assinado o convênio entre o governo do Estado e as prefeituras para o asfaltamento do trecho de 7,5 km entre Presidente Lucena e São José do Hortêncio. A vereadora Marlene Backes foi eleita presidente da Câmara para 2010.

Visite o site do Jornal O Diário

Nenhum comentário: