quinta-feira, 30 de abril de 2009

Viva a democracia

O bom e bonito da democracia é justamente o fato de que a vontade do povo é soberana. Por isso eu digo: Viva a democracia. E a eleição é o ato mais sublime do processo democrático. No dia-a-dia, infelizmente, nem sempre a vontade do povo é respeitada, mas na hora do voto na urna a decisão é de cada cidadão. Com esse comentário inicial, não estou dizendo “viva a vitória de Baltasar”, pois, embora eu tenha a expectativa e torço que ele faça um bom governo, só o tempo nos dirá se a escolha do povo lucenense foi acertada.

E por estarmos em um regime democrático, vencedores e vencidos devem respeitar o resultado das urnas. Aliás, vale ressaltar que, na política, como em todas as circunstâncias da vida, vencemos e perdemos. Quando somos gerados, para ganharmos a vida, precisamos perder o conforto e a segurança do útero materno; para os que crêem, sabe-se que precisamos passar pela derrota da morte para chegarmos a vida eterna. Logo, viver é um constante perde e ganha. Não poderia ser diferente na democracia. O importante é que precisamos tirar lições nas vitórias e nas derrotas.
No caso específico da eleição de Presidente Lucena, entendo que o PMDB da região foi o maior derrotado. Reflita comigo, caro leitor. Se vivemos numa democracia, nada mais natural que a alternância no poder. Logo, depois de uma década administrando o município, perder a Prefeitura é plenamente compreensível, mesmo que o desempenho estivesse satisfatório. Mas, com toda a movimentação que os peemedebistas fizeram, trazendo para Presidente Lucena nomes de grande expressão regional, estadual e até nacional, perder a eleição foi significativo.

Enquanto os peemedebistas recebiam visitas ilustres, Baltasar Hansen, que me pareceu muito só, visitava eleitores e conseguia ratificar a confiança que havia conquistado em outubro. Estão de parabéns os pedetistas e seus aliados, pois não se abateram com o “visual” da campanha.

Nem vidente, nem profeta
Não sou vidente, nem profeta, mas passei esse curto período de campanha insistindo na necessidade de mantermos a calma e respeitando os adversários políticos. Lamentavelmente, nos últimos dias tivemos alguns fatos tristes que nada somam. Agora, é hora de esfriar a cabeça, fazer de conta que não se percebe uma ou outra provocação (o que pode ocorrer dos dois lados) e voltar à rotina. Conversei por mais de uma hora com Baltasar Hansen, nesta quarta-feira, e quero crer que ele esteja tomado de boas intenções e pronto para buscar o bem e o progresso de Presidente Lucena, sem revanchismos, sem perseguições, como recomenda a mais pura democracia. E eu só posso desejar-lhe sucesso.

Meio-frango do Consepro
E no dia 16 de maio tem Meio-frango do Consepro, no pavilhão da Comunidade Católica. Cartão custa R$ 8,00 e pode ser adquirido com os membros do Consepro, ou na Brigada Militar.

Schmierfest
A Schmierfest, que acontece em novembro, escolherá sua rainha no dia 15 de maio. Garotas com idade entre 15 e 25 anos, que queiram participar do concurso, têm até o dia 8 para se inscreverem.

www.odiario.net

Nenhum comentário: