segunda-feira, 23 de março de 2020

Reflexão em tempos de pandemia do coronavírus

Bom dia, meus amigos, hoje (exceto minha esposa e meus dois filhos) todos virtuais por força desta quarentena que se faz necessária.
Neste período de ociosidade forçada, me vejo obrigado a reler alguns livros que ajudaram a me fazer pensar da forma como penso. E entendo que, diante de tamanha crise que afeta toda a humanidade, temos, obrigatoriamente que reavaliar nossa caminhada enquanto sociedade, sob pena de dizimarmos a espécie, em mais uma pandemia de tamanhas proporções.
Relendo “Creio em Deus Pai – o Deus de Jesus como afirmação plena do humano”, de André Torres Queiruga, encontro a seguinte afirmação:

“Os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, que deveriam fazer de todo o homem um cidadão, foram açambarcados pelo ideal burguês, que proclama sua autonomia sobre a fome e a exploração de duas terças partes da humanidade.”

Pensemos sobre isso, caros amigos. Tempo não nos falta para reflexão. Mudanças no comportamento das pessoas (todos nós), são uma necessidade urgente.

Em tempo: açambarcar significa: pegar alguma coisa de maneira exclusiva; tomar para si (algo) sem que outras pessoas usufruam dos mesmos benefícios.

Nenhum comentário: