A Prefeitura de Campo Bom comprou seis respiradores mecânicos que serão usados como reforço ao atendimento de possíveis vítimas do Covid-19. Embora tenha registrado até hoje dois casos de contaminação pelo vírus – ambos curados e em alta hospitalar –, o entendimento da gestão é estar preparada caso haja novas notificações que evoluam para quadros mais graves de saúde. O equipamento bombeia ar aos pulmões e é utilizado quando o paciente não consegue respirar espontaneamente. Dos seis equipamentos, dois foram adquiridos com recursos próprios do Município. Os outros quatro foram doados pelas empresas Arezzo & Co (doou dois); Ticket Log (doou um) e por uma terceira empresa que doou uma unidade. Para operarem conectados aos respiradores foi necessária a aquisição de monitores, também no total de seis e adquiridos com ajuda das empresas: Grupo FCC, que doou dois; Aniger, dois; Ticket Log, um equipamento e o sexto foi doado pela mesma empresa que doou o respirador e que prefere se manter anônima.
A compra eleva para 20 o suporte de respiradores no Hospital Lauro Reus, que conta atualmente com 14 equipamentos. Quando forem entregues, os aparelhos darão suporte – caso necessário - aos pacientes graves que forem diagnosticados com Coronavírus internados na UTI.
Mais do que um avanço para o pronto atendimento na cidade, o prefeito Luciano Orsi entende que a compra dos equipamentos materializa o comprometimento das empresas com a comunidade e um alinhamento da gestão com a força produtiva. “Temos um conselho gestor que ouve as empresas e tenta alinhar as ações levando em consideração o entendimento de que são elas que geram empregos e fazem girar a economia. Tão logo começaram as ações de contenção do coronavírus diversos empresários nos procuraram preocupados com a saúde de Campo Bom dispostos a agir e pensar junto com a prefeitura formas de administrar essa situação", reforça o prefeito lembrando que Campo Bom está adotando todas as medidas necessárias e reforçando sua estrutura para oferecer o melhor suporte para a comunidade.
A secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, lembra que contar com respiradores é essencial para vítimas mais graves do vírus tendo em vista que as complicações pulmonares são os principais sintomas nesse tipo de quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário