terça-feira, 4 de abril de 2017

Ensina-me a fazer a tua vontade

5 de Abril de 2017 – Quarta-feira
Pandita Mary Ramabai, Missionária, 1922
Salmo 143; Jeremias 32.1-9, 36-41; Mateus 22.23-33

Ensina-me a fazer a tua vontade

Vivemos dias conturbados. A sociedade carece de valores éticos, morais, cívicos e religiosos. Cresce a violência, vidas são ceifadas por motivos banais e os noticiários nos mostram uma realidade assustadora, cheia corrupção, atentados, tragédias. Cresce um individualismo assustador. Até mesmo dentro das igrejas, se vê um fariseismo tremendo, onde o eu está a frente de tudo. A cruz, que deveria ser carregada por nós, ainda mais neste período da Quaresma, é transformada numa escada estreita que leva o indivíduo a uma relação com um deus lá do alto, meio mágico, sempre pronto a atender seus desejos.
Talvez, pelas adversidades e pelo modelo da vida moderna, tenhamos perdido o sentimento de partilha, de amor ao próximo, de caridade. Não profetizamos como Jeremias. Pensamos: melhor manter uma relação vertical com Deus, eliminando a haste horizontal da cruz; o que acontece ao meu redor não me diz respeito.
Não é assim que muitos têm agido, ou até nós mesmos? Acredito que é justamente por isso que, muitas vezes, a humanidade parece não ter mais jeito.
Mas nem tudo está perdido. Ainda há tempo para fazermos nossas as palavras do salmista e pedirmos: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.”

Fernando da Silva Santos
Campo Bom – RS

“Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia.” Salmo 143.11 

Que Deus nos inspire a fazer como a missionária Pandita Mary Ramabai, que não abdicou de sua cruz e foi uma árdua defensora dos direitos humanos, lutando pela causa das viúvas e dos órfãos da Índia.

Nenhum comentário: