terça-feira, 10 de junho de 2014

Quanta máscara...

Gerou caloroso debate na Câmara de Vereadores de Campo Bom, segunda-feira (9), projeto que proíbe uso de máscara em manifestações públicas em Campo Bom. Quanta máscara...
Passado exatamente um ano das manifestações populares pelas ruas de todo o País e, obviamente, também de Campo Bom, a nossa Câmara de Vereadores aprovou matéria que tem por objetivo “a proibição dos cidadãos de utilizarem máscara ou qualquer meio capaz de ocultar o rosto com o propósito de impedir sua identificação em manifestações públicas no município de Campo Bom”.
Sou contra o uso de máscara em qualquer situação, exceto no Carnaval e em espetáculos culturais que a recomende. E confesso que esperava mais dos nossos legisladores. Admitamos que é preocupante a presença de mascarados e baderneiros nas manifestações públicas que tem ocorrido por todos os lugares. Mas eu esperava que antes de discutirem e estabelecerem como as pessoas devem ir para as ruas em suas manifestações, que nossos vereadores criassem mecanismos que permitissem a manifestação popular de outra forma. Quem sabe com a criação da Tribuna Popular que abrisse espaço para a sociedade organizada apresentar suas reivindicações e seus anseios. Esperava (um pouco utópico, é verdade) que nosso Legislativo desencadeasse uma grande mobilização que viesse a cobrar uma nova postura da classe política, lutando contra a corrupção e o desrespeito pelo povo.
Insisto na criação da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores, pois o próprio autor do projeto contra as máscaras se diz favorável a toda e qualquer manifestação pacífica. Dez minutos em cada sessão para ouvir a comunidade poderia trazer bons resultados e seria um bom exemplo de apoio às manifestações.

Do contrário, só me resta pensar: Quanta máscara!

Nenhum comentário: