terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vaca Atolada: fácil de preparar, de muita sustância, ótima pedida para o frio


Antigamente, tropeiros passavam dias levando boiadas de uma região para outra, por caminhos abertos pelos próprios animais. Nesses caminhos, eles enfrentavam diversas adversidades, entre elas banhados. Era comum alguma rês atolar num desses charcos e quando isso acontecia, os tropeiros tinham muito trabalho para salvar o bicho. Enquanto os peões trabalhavam arduamente, a boiada pastava a vontade e o cozinheiro do grupo preparava uma refeição reforçada, com muita sustância, pois sabia que todos voltariam exaustos para o acampamento.
Os tropeiros tinham o costume de levar com eles uma vasilha com carne de gado envolta em banha. Normalmente a carne era costela, pois, por ter muitos ossos, era menos apreciada na mesa dos fazendeiros. O cozinheiro ascendia o fogo de chão e enquanto a carne fritava, descascava mandioca (aipim), uma raiz facilmente encontrada em qualquer beira de estrada. A carne ia fritando e, para não grudar na panela, ele colocava um pouco de cachaça, que era o líquido mais próximo naquele momento. Com a carne já cozida, a panela recebia a mandioca e os temperos que estivessem à mão, sal, cebola e alguns dentes de alho. A mistura fervia até a peonada terminar o resgate do animal estropiado. Assim, o prato, tão apreciado pelos tropeiros, ganhou o nome de Vaca Atolada.

RECEITA URBANA

Os tempos são outros, tropeiros já não existem, mas a Vaca Atolada cruzou os séculos e chega as nossas mesas numa versão mais urbana. Um prato ótimo para os dias frios do inverno gaúcho.

Ingredientes: *
- 1 costela bovina não muito gorda (+ ou - 1,3 kg)
- 1 kg de aipim (peso depois de descascado)
- 2 cebolas de cabeça
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- sal a gosto

Modo de preparar:
- corte a costela em pedaços;
- leve uma panela grande ao fogo, um pouco de óleo e meia colher de chá de açúcar;
- quando o açúcar ferver, coloque a carne na panela e deixe fritar até dourar;
- adicione o extrato de tomate, a cebola e o alho e deixe fritar mais uns instantes;
- vá adicionando água para não grudar no fundo da panela;
- quando a carne estiver bem cozida, adicione o aipim e acrescente água até cobrir todos os ingredientes;
- deixe ferver, mexa com uma colher grande para não grudar na panela.
- quando o aipim tiver bem cozido, sirva acompanhado de arroz branco e uma boa salada verde. Um bom vinho também vem a calhar.

* A porção da receita é ideal para seis pessoas. Bom apetite!

Notas:
Se você precisar ganhar tempo no preparo da Vaca Atolada, ferva a carne em uma panela de pressão por cerca de cinco minutos, depois siga todos os passos do modo de fazer. Aproveite a água da fervura quando acrescentar o aipim.
A Vaca Atolada também pode ser feita com sobras de churrasco e aipim cozido.








Nenhum comentário: