sexta-feira, 1 de junho de 2012

Os dissabores da vida

“Minha vida está gasta de pesar e os meus anos de suspiros; por causa da maldade desfalece minha força e meus ossos se consomem.” (Sl 31: 10)

Quantas vezes nos sentimos assim, como cantou o salmista, gastos de pesares, sem forças para seguir em frente na nossa jornada, consumidos pelos dissabores dessa vida. É um projeto de vida que nunca se concretizou, uma desilusão amorosa, aquele sonho de consumo que está cada vez mais distante. São as contas no final do mês, tributos excessivos que nos são cobrados (Os noticiários mostraram esta semana que trabalhamos, no Brasil, até o final do mês de maio só para pagar impostos.). Enfim, tantas coisas nos levam a desesperança, ao cansaço, à descrença. E, novamente, podemos usar a expressão do salmista para definir a situação: “Estou esquecido em seu coração, sou como um vaso quebrado”. (Sl 31: 12)

Mas quando parece que não há mais saída, que a vida não faz mais sentido, eis que o mesmo salmista canta: “Mas eu confiei em ti Senhor; eu disse: Tu és o meu Deus. Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me dos meus adversários e dos que me perseguem.” (Sl 31: 14-15)

Precisamos confiar em Deus e identificar nossos adversários e perseguidores. Eles podem ser o desemprego, as más companhias, a acomodação diante das injustiças sociais, as bebidas em excesso, as drogas (as ilícitas e também aquelas que usamos para poder dormir, para inibir o apetite, para frear o envelhecimento, etc.). Feito isso, leiamos o textinho curto do Evangelho recomendado para esta sexta-feira, onde Jesus compara o Reino de Deus a uma semente de mostardas e ao fermento.

Somos como a semente de mostarda, que dizem ser uma das menores que existem. Se ficarmos inertes, temerosos diante de enormes dificuldades que o mundo nos impõem, seremos sufocados. Mas se “germinarmos”, mostraremos o nosso valor. Somos também como o fermento, que guardado no seu recipiente, será sempre um pozinho sem graça, porém, misturado aos ingredientes do pão, ele fará crescer a massa e ajudará a saciar a fome de muitos.

Encerro o comentário de hoje socorrendo-me, mais uma vez, às palavras do salmista: “Tende bom ânimo e fortaleça-se vosso coração; vós todos os que esperais no Senhor.” (Sl 31: 24)

Os textos bíblicos recomendados para esta sexta-feira (1º) são:
Salmo 31 ou 35
Provérbios 23: 19-21, 29-24: 2
I Timóteo 5: 17-22 (23-25)
Mateus 13: 31-35

Um comentário:

Silvia disse...

Quantas são as vezes, que esquecemos de nós, de nos tornarmos pessoas melhores, quando esquecemos do Outro.