quarta-feira, 20 de junho de 2012

Inclusão na Olimpíada Escolar


As partidas de basquete da Olimpíada Escolar Para Todos de Novo Hamburgo, realizadas na manhã de terça-feira, foram marcadas pela integração entre os alunos. A sétima modalidade em disputa na competição promovida pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) contou com a participação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Os atletas utilizaram cadeiras de rodas especiais e as equipes foram definidas de forma aleatória, sem que fosse levada em consideração a escola de origem de cada um.

Uma nova possibilidade
A gerente de Educação Inclusiva e Diversidade, Cristiane Souza, era só alegria durante os jogos. Ela ressaltou que esse é um trabalho colaborativo e que mostra uma nova possibilidade de integração entre os estudantes. Segundo ela, a partir de agora os alunos com necessidades especiais também serão vistos de outra forma na escola, pois mostraram que são capazes de algo que talvez nem eles soubessem.

Apoio da Leme
Durante os jogos de basquete adaptado, que aconteceram no ginásio da Sociedade Ginástica, os estudantes contaram com o apoio e instrução de dois atletas da equipe da Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme). A instituição também disponibilizou as cadeiras especiais utilizadas para a prática de atividades físicas. Cerca de 40 alunos de 10 escolas municipais participaram dos jogos.

Nenhum comentário: