domingo, 22 de abril de 2012

Preocupação com os resíduos sólidos


Durante audiência pública realizada quinta-feira à noite, na Feevale, a auditora do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Andrea Malmann Couto, assegurou que apesar das dificuldades das prefeituras, o órgão fiscalizará o cumprimento da elaboração dos Planos de resíduos Sólidos até 4 de agosto. Ela disse, também, que todos os prefeitos foram notificados dos prazos ainda em 2011. Um dos problemas que preocupam o TCE é a falta de projetos básicos e os contratos de terceirização do setor.

Atraso estadual

Na mesma audiência, a chefe do Serviço de Resíduos Urbanos da Fepam e gerente do Plano Estadual, Daiene Gomes, admitiu que o governo estadual também não conseguirá atender dentro do prazo as exigência do chamado marco regulatório do lixo, sancionado pelo ex-presidente Lula em 2010. Ela apontou também os obstáculos para acessar aos recursos financeiros da União.

Onde tratar?

O problema dos resíduos sólidos é preocupante. Estudos preliminares já definiram as premissas do Plano Estadual, mas ainda não há data para o seu início. Há também a necessidade de identificar novas áreas para o tratamento dos resíduos. Daiene Gomes divulgou levantamento da Fepam mostrando que 17 municípios (3,4%) ainda mantêm os antigos lixões como destino final dos seus resíduos e alertou para uma situação nova verificada nos últimos dois anos: o crescimento dos aterros controlados (66,53% dos municípios gaúchos), situação em que o lixo é lançado em uma vala sem atender as exigências ambientais. Apenas 27,42% dos municípios têm o serviço de aterros sanitários dentro das normas.

Região deixa de reciclar 80% do lixo

Na elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada, os técnicos do Pró-Sinos (Consórcio Público de Saneamento da Bacia do Rio dos Sinos) constaram junto aos 26 municípios consorciados que, das 1.230 toneladas de lixo produzidas por dia, o percentual de reaproveitamento é muito baixo. Desta montanha diária de resíduos, 60% é de material orgânico e outros 20% são de material reciclável, porém acabam sendo destinados aos aterros sanitários.

Incremento no CataVida 
Em Novo Hamburgo, parece que a questão dos resíduos sólidos vem recebendo a devida atenção. Na sexta-feira (20), os catadores do programa CataVida comemoraram mais uma conquista. A Central de Reciclagem Roselândia, que concentra a maior parte dos trabalhos do projeto, inaugurou dois novos espaços e recebeu novas máquinas de trabalho. O prefeito Tarcísio Zimmermann disse que só em 2009 foram investidos mais de 4 milhões nessa área. Agora, para a reforma e o aumento do prédio onde estão os novos espaços do CataVida foram cerca de R$ 80 mil, mais R$ 300 mil, através da Fundação Banco do Brasil, nos equipamentos.

Postos de trabalho

Com as novidades, além de beneficiar o meio ambiente, aumentando o número de material processado, que hoje já chega a 160 toneladas por dia, a Central de Reciclagem aumentará o número de postos de trabalho em 100%, passando de 50 para 100 profissionais coletando e separando os resíduos. E a comunidade hamburguense também pode ajudar os trabalhos do CataVida. Basta fazer a separação dos resíduos em casa, separando o lixo orgânico, do não orgânico.

Mais centrais de reciclagem

Além das unidades do Centro e do Roselândia, a Prefeitura projeta dois novos locais de trabalhos para os catadores. Um deles no bairro Rondônia, que já está em fase de construção e deve ser inaugurado ainda neste ano. A outra unidade está programada para o bairro Santo Afonso e região e ficará na Vila Odete, bairro Liberdade.

Nenhum comentário: