terça-feira, 24 de abril de 2012

Onde caminhar em Novo Hamburgo?


Diariamente, muitas pessoas são vistas realizando caminhadas pelas ruas de Novo Hamburgo, andando em calçadas irregulares, tendo que dividir espaço com os carros onde não há passeio público. Basta dar uma passada pela Avenida Maurício Cardoso, de manhã cedo ou nos finais de tarde, para confirmar o que digo. Outros tantos se utilizam do pátio da Fenac para a tão necessária prática das caminhadas. Tem gente que vai a Campo Bom utilizar a ciclovia para um bom exercício. Isso mostra que carecemos de locais apropriados para tal atividade.
 
Resgate do Parcão
Só pela falta de locais apropriados para a prática de caminhadas, já se justificaria um investimento no Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão. Se o projeto de resgate da área avançar ainda mais, como a Prefeitura tem anunciado, melhor ainda. E, com certeza, a presença do povo vai auxiliar na preservação daquela enorme área verde. É só fazer campanhas de conscientização que a comunidade aprende a cuidar.  Lembro quando a prefeita de Ivoti resolveu investir no embelezamento e conservação dos jardins públicos do seu município. Muitos diziam que era jogar dinheiro fora, pois os vândalos destruiriam tudo. Hoje vai gente de toda a região apreciar as flores de Ivoti.

As melhorias no Parcão
No projeto do Parcão estão inclusos um centro esportivo para a comunidade (com quadras poliesportivas e de futebol sete), playground, um pórtico no acesso principal, uma praça com espelho d'água, mirante, ciclovia para corridas e caminhadas, núcleo de estudo de energias alternativas, centro de educação ambiental, anfiteatro, lancheria e sanitários. Feito isso, bastará colocar dois ou três guardas a circularem por lá, de bicicletas, e todos aplaudirão a iniciativa.

Preservação
Há os que temem que melhorias no Parcão representarão a sua destruição enquanto área de preservação. Pelo projeto apresentado, entendo que não temos por que nos preocupar. Por se tratar de uma área de relevante Interesse ecológico e por ser uma grande extensão de território verde dentro da cidade, tanto o plano de manejo quanto os projetos que estão sendo elaborados prezam pela preservação ambiental. Serão conservadas as nascentes d’água, as árvores nativas, a fauna e a flora. Será um local onde se possibilitará que a comunidade usufrua de espaços qualificados para o lazer, sem prejudicar o meio ambiente.

Projetos aprovados
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), Rosaura Beatriz Berg Giordano, os projetos foram aprovados em audiência pública e devem estar finalizados em um prazo de três meses. Depois disso serão analisados orçamentos e recursos para a obra. Em seguida, será aberta uma licitação que definirá a empresa responsável pela execução do projeto.

Nenhum comentário: